Desde 2018

⭐ Piracicaba, 9 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Nos dias 4 e 5 de setembro, Piracicaba/SP recebeu apresentações do projeto “Trânsito e Cidadania”

Ações foram realizadas com o objetivo de ensinar crianças sobre a importância de um trânsito consciente

As escolas de Piracicaba/SP receberam, entre os dias 4 e 5 de setembro, 4 apresentações da peça infantil “Trânsito e Cidadania”. Cada ação beneficiou cerca de 60 crianças, totalizando 240.

O projeto foi realizado no CRAS Mário Dedini, e a Escola Municipal Prof. Antônia Benedita Eugênio foi a participante das ações.

O projeto “Trânsito e Cidadania” contemplou apresentações teatrais, com intervenções cênicas. Todas as ações foram gratuitas, direcionadas às crianças. O espetáculo foi informativo e participativo, abordando a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, com o envolvimento e participação dos futuros cidadãos.

Os objetivos do projeto envolveram o desenvolvimento de atividades lúdicas, que facilitaram a absorção dos conteúdos abordados, bem como a democratização da cultura por meio das artes cênicas. Além disso, visou proporcionar discussões sobre o tema, que era o trânsito.

O espetáculo apresentou interações entre os atores e a plateia, sendo assim, as crianças foram convidadas a participar da atuação. No início da peça, foram abordadas informações sobre as placas gerais e de trânsito, além dos cuidados ao volante, educação, etiqueta no trânsito, uso das faixas e passarelas, bem como outras dicas sobre a segurança.

Junto aos atores, as crianças montaram o cenário formando uma cidade, com todas as melhorias necessárias. Uma equipe de monitores esteve disponível para auxiliar as crianças, no entanto, elas tiveram autonomia.

A seguir, as crianças atuaram na simulação de uma cidade em funcionamento. Os atores interpretaram agentes de trânsito, semáforo, pedestre, idosos, deficientes visuais, motorista e demais elementos presentes no cotidiano das cidades.

O projeto contou com monitor para auxiliar o público no espaço, orientando os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Trânsito e Cidadania” com patrocínio da empresa Glovis Brasil Logística, produção da Faço Arth Produções e Apoio Komedi Projetos.

Sobre a Glovis Brasil Logística: A GLOVIS é um operador logístico multinacional líder em seu segmento. De origem sul-coreana, a GLOVIS BRASIL LOGÍSTICA é especializada em soluções logísticas como transporte nacional e internacional, por via rodoviária, marítima e aérea, e de serviços voltados a fábricas e concessionárias. Conta também com serviços de logística interna ao site do cliente, cobrindo da distribuição de peças à retirada na saída da linha e mesmo ao pré-embarque, incluindo soluções completas que envolvem terminais e gestão de contêineres, controle de inventário e armazenagem em geral, exportação e importação para qualquer segmento de negócios. Através de serviços diferenciados e com valor agregado, persegue o crescimento sustentável maximizando a eficiência na cadeia de valor dos clientes. Em todo o mundo, a GLOVIS atende às suas obrigações sociais e, com base no respeito humano e coexistência, conduz diversas atividades de contribuição à comunidade. Valoriza as pessoas e acredita que o sucesso da empresa está diretamente ligado ao bem-estar dos colaboradores e da sociedade ao redor como um todo.

Sobre o PROAC: O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.

Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.

A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.