Mais de 100 trabalhadores dos serviços de coleta de lixo de Piracicaba, funcionários da empresa Ambiental, paralisaram seus serviços na manhã desta quarta-feira (11)
O protesto é por melhorias nos caminhões, equipamentos de segurança e descumprimento de alguns benefícios.
Um funcionário relatou que tentou ir ao médico, pois é descontado o serviço de Plano Médico deles, mas chegou no hospital e o convênio estava bloqueado.
O mesmo funcionário disse que trabalha há mais de 13 anos pela empresa Ambiental e disse que há muitos anos não ocorre a troca de frota.
Não estamos aqui pedindo dinheiro, estamos aqui para sermos ouvido, reivindicar por mais segurança e justiça dos nossos benefícios, relata.
Os funcionários apontam que muitos caminhões estão pneus gastos, precisando de manutenção e está perigoso trabalhar nestas condições, além disso, eles reclamaram a falta equipamentos de segurança para executar os trabalhos.
Renata Souza, presidente do sindicato que representa a categoria, disse que vai checar as informações recebidas pelos funcionários que disseram que estão com férias vencidas.
Segundo outro trabalhador, tem funcionários que está com três férias atrasadas. A representante da categoria, disse que pediu para que trouxessem os caminhões, e que seja conferido os pneus e as outras reclamações sobre as manutenções necessárias quanto a mecânica.
Uma pessoa responsável pela empresa conversou com os trabalhadores que estavam no local e disse que telefonou para os diretores da Ambiental, na cidade de São Paulo, e garantiu que vai providenciar a listagem com a programação de férias, de todos os meses, com antecedência de 30 dias.
Sobre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), também os pneus, caso estejam faltando, serão comprados entre hoje (11) e amanhã (12).
Depois das conversas que aconteceram nesta manhã, as negociações ainda estão em andamento e a coleta vai permanecer parada.
Renata que representa a categoria, disse que os funcionários só vão sair se todos os caminhões estiveram realmente em bom funcionamento, ainda agora cedo eles foram para o local onde fica os caminhões para acompanhar a revisão.
Caso não tenha acontecido as manutenções, eles não vão assumir o turno que deveria ter começado as 6h e enquanto não haja um acordo, a coleta permanece suspensa.