Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Falta de Água que atinge a nossa cidade

DSC_2395

A ideia é investir em saneamento básico e ações preventivas para evitar as perdas de água

 Você sabia que as perdas de água em Piracicaba são de 50%? O número é bastante preocupante, principalmente se levarmos em consideração que ainda existem regiões que não têm um acesso adequado aos serviços de saneamento básico. Por isso, convém se aprofundar sobre o tema e entender o porquê de esse ser o grande desafio do abastecimento de água. Isso reflete na Falta de Água que atinge a nossa cidade!

Para que o problema deixasse de acontecer, devemos investir em eficiência operacional. A ideia é que, com os devidos investimentos em saneamento básico e ações preventivas para evitar as perdas de água, Piracicaba consiga melhorar esse índice e melhorar a qualidade dos seus serviços e evite a crise hídrica.

É necessário, portanto, pensar em soluções, tais como: gerenciamento do controle de perdas, monitoramento de programas de perdas, campanhas educativas para acabar com os gatos de água e o consumo clandestino. Um gerenciamento de pressões a partir da execução de obras de setorização dos sistemas de distribuição de água, incluindo a instalação de válvulas redutoras de pressão em áreas específicas com pressão elevada para reduzir e estabilizar as pressões visando reduzir a quantidade de novos vazamento e vazão dos vazamentos existentes.

Um projeto é dar início com obras de substituição da rede de distribuição de água. Substituindo as existentes por um novo material (PAD), num método não destrutivo e que garantirá a diminuição na perda no processo de distribuição!

Uma outra solução é a construção dos reservatórios de água potável! Que promove qualidade de vida e mudanças socioeconômicas, que prioriza a sustentabilidade, a saúde e a segurança no fornecimento de água para a população. Em casos de desastres ambientais ou falta de energia que impeçam a captação nos rios que abastecem a cidade, garante o abastecimento até que a captação possa ser retomada.

Somente dessa maneira é possível reverter essa situação preocupante! E evitar a Falta de Água em Piracicaba.

Precisamos investir mais e priorizar este tema da redução de perdas de água, principalmente num cenário de mudanças climáticas, onde o regime de chuvas está cada vez mais alterado.

E devemos priorizar e acompanhar, são os trabalhos em geral de responsabilidade da autarquia Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE). Que ao longo dos anos passa por um processo de estagnação, e isso se reflete no nosso dia-a-dia.

Nos sabemos como fazer! Existem recursos para isso! E é solução é simples: Paulo Campos Prefeito 20.