“O Poeta do Cordel”, comédia do Grupo PoloAC, de Campinas (SP), terá apresentação única no Garapa Arte e Cultura em Piracicaba
A desventura de um forasteiro em Exu, município na Serra do Araripe, entre Ceará e Pernambuco, ganha destaque ao ser narrada em detalhes por Pavio, Poleiro e Poeira (Francisca), um mascate e seus assistentes do Mercadão Popular Central. Esta é a narrativa de “O Poeta do Cordel”, comédia que terá apresentação única, no sábado (31), às 20h, no Garapa Arte e Cultura, em Piracicaba.
O espetáculo retrata a figura de personagens da cultura popular brasileira, bastante comuns numa época em que tudo parecia caro ou extremamente distante. “Neste cenário imaginário, Pavio, Poleiro e Poeira tornam-se responsáveis por levar e trazer as novidades entre as pessoas das cidades de um sertão distante e figurado”, afirma o ator e diretor Anselmo Dequero.
Entre as novidades, a mais notória de todas foi sobre um homem misterioso que escrevia seus poemas em livretos e, depois, os dependurava em cordéis. “Num dia, o tal ‘Poeta do Cordel’ – como ficou conhecido o forasteiro – levou seu trabalho a Exu, mas não contava com figuras peculiares que, apesar do dinheiro, não possuíam cultura ou respeito aos mais próximos”, conta Dequero.
“O Poeta do Cordel” é uma comédia de costumes inédita produzida pelo Grupo PoloAC (Polo Artes Cênicas) de Campinas (SP), com coprodução do blog Brava Gente, que une à contação de histórias um dos mais importantes gêneros da literatura brasileira.
No elenco, estão Cleiton Carlos (Pavio), Anselmo Dequero (Poleiro) e Lara Oliver (Poeira). Os ingressos têm preços populares, a R$ 10 (todos pagam meia). A montagem, com produção de Ari Moura, também responsável pela parte técnica da peça, possui 50 minutos de duração.
A apresentação conta com o apoio cultural do restaurante Estaiada Beira Rio, da agência DR2C Comunicação, do blog Brava Gente e do deputado estadual Edmir Chedid (União). Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla (bit.ly/OPoetaDoCordel).
Produção
A montagem do espetáculo teve início há dois anos com a pesquisa bibliográfica relacionada ao cordel. Em 2023, os artistas atuaram em oficinas temáticas visando transformar histórias narradas em textos teatrais. “A intenção era não só conhecer o estilo literário, mas principalmente aprofundar neste tema muito interessante à atividade artística”, disse Cleiton Carlos.
Lara Oliver salienta que um dos objetivos do projeto é justamente o de fortalecer a identidade cultural ao proporcionar um espaço onde as pessoas possam se reconhecer e se ver representadas. “Encenar um espetáculo de cordel contribui para o fortalecimento da identidade nordestina, celebrando suas histórias, personagens e valores”, acrescenta a atriz.
Serviço
Comédia “O Poeta do Cordel”. Apresentação única no dia 31 de agosto (sábado), às 20h, no espaço Garapa Arte e Cultura, à rua Dom Pedro II, 1.313, Bairro Alto, Piracicaba (SP). Classificação: 12 anos. Ingressos: R$ 10 (todos pagam meia). Compras pelo site Sympla: bit.ly/OPoetaDoCordel. Informações: (19) 98416-0818 ou contato@poloac.com.br. Saiba mais pelo site PoloAC: https://bit.ly/4fQumjQ