Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Ideb 2023: participação das famílias e foco na alfabetização são destaques da escola municipal com a melhor nota

Os alunos da rede municipal de Piracicaba tiveram um bom desempenho no Ideb 2023, índice divulgado pelo MEC este mês

E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi figura entre as 50 melhores escolas municipais do estado de São Paulo, ocupando o 42º lugar

A Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi alcançou a nota 8,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, destacando-se entre as 50 melhores escolas municipais do estado de São Paulo, ocupando o 42º lugar entre as 7.476 escolas municipais do estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 14/08.

Fabiana da Silva Figueiredo de Oliveira, diretora da escola, destacou a participação das famílias e o foco na alfabetização como fatores fundamentais para o bom resultado alcançado. “Nosso trabalho começa já na pré-escola, onde nos empenhamos em garantir que as crianças iniciem seu processo de alfabetização de maneira sólida. A partir daí, seguimos com um esforço contínuo para que esse aprendizado seja consolidado e aprimorado ao longo de toda a jornada escolar, assegurando que cada aluno tenha a base necessária para avançar com confiança.”

O prefeito Luciano Almeida visitou a escola na manhã de hoje, 28/08, acompanhado pelo secretário de Educação, Bruno Roza, e parabenizou a equipe pelo excelente desempenho no Ideb. Na oportunidade, Luciano Almeida reforçou a importância de envolver as famílias com o trabalho das escolas.

Maria Valquíria Salla Schiavolin, professora do 5º ano do Ensino Fundamental, expressou sua alegria e emoção com o reconhecimento, destacando o apoio da comunidade e a colaboração entre a escola e as famílias, que fazem a unidade ser uma referência no bairro.

Marcela da Conceição, atualmente coordenadora da escola e professora no ano anterior, reforçou a importância do trabalho em equipe, “que se reflete diretamente nos bons resultados obtidos”.

Fora a escola já citada, as unidades que alcançaram os maiores índices da rede municipal no Ideb 2023 foram: Manoel Rodrigues Lourenço (7,9); Ilda Jenny Stolf Nogueira (7,9); Alberto Thomazi (7,8) e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (7,8).  No total, 27 escolas da rede municipal apresentaram crescimento em comparação com as notas de 2021, que foi de 6,3.

RESULTADOS – A Rede Municipal de Educação de Piracicaba obteve uma nota de 6,4 no Ideb 2023, superior à média nacional das escolas da rede municipal, que foi de 5,8. Piracicaba também se sobressaiu no âmbito estadual, que registrou média foi de 6,2, e 31 das 45 escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais – do 1º ao 5º ano) da Rede Municipal que participaram da avaliação em 2023 superaram ou igualaram essa média.

O Ideb, considerado o principal indicador de educação do Brasil, é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), variando de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, maior é o Ideb. 

Publicidade