Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Unimed Piracicaba promove evento alusivo ao Agosto Lilás

No primeiro semestre, Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, abriu roda de conversa sobre protagonismo feminino no cuidado à saúde
Foto: Filipe Paes/Studio47

Campanha marca o combate e conscientização à violência contra a mulher

 

A Unimed Piracicaba realiza no dia 20 de agosto, das 15h às 17h, no Centro Administrativo da Cooperativa, o evento Agosto Lilás – Rompa o Silêncio, Você Não Está Sozinha. Aberta à comunidade, a iniciativa, que integra a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e o programa Respeito, Diversidade e Inclusão da Cooperativa, intensifica a divulgação da Lei Maria da Penha e conscientiza sobre a importância de combater a agressão de gênero. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (19) 3124-3475.

“O Agosto Lilás é mais do que uma campanha; é um movimento essencial para conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e a necessidade de promovermos uma cultura de paz e respeito. Na Unimed Piracicaba, acreditamos que a saúde vai além do cuidado físico; ela envolve o bem-estar integral da mulher e isso inclui a segurança e a dignidade em todos os aspectos de suas vidas. Nosso compromisso é contribuir para um ambiente onde todas as mulheres possam viver sem medo”, disse Carlos Joussef, presidente da operadora de planos de saúde.

O encontro contará com uma roda de conversa, conduzida pelo psicanalista Helio Hintze, composta por figuras da luta contra a violência doméstica, incluindo a delegada da Mulher, Olívia Fonseca; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Lucineide Maciel; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Coimbra; a integrante do projeto Heroica, Simone Seghese; a coordenadora do departamento de psicologia do Hospital Unimed Piracicaba, Paula Pires; e a coordenadora do departamento de enfermagem do pronto atendimento do Hospital Unimed Piracicaba.

Considerando que a saúde é uma das áreas que mais sofre impacto da violência contra vulneráveis, a equipe do Hospital Unimed Piracicaba, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, elaborou um protocolo para atendimento direcionado e singular para pacientes, a fim de garantir a necessária privacidade, estabelecendo um ambiente de confiança e respeito. Entre os princípios de acolhimento, os colaboradores viabilizam uma atenção oportuna, eficaz, segura e ética.

“A violência no País representa um problema de saúde pública de grande relevância. Os profissionais do HU buscam acolher as possíveis vítimas, de forma individualizada e sigilosa, procurando conhecer a história, pois o foco apenas nas questões sintomáticas pode manter oculto a adversidade”.

O dirigente diz também que é necessário a atenção em relação aos relatos, uma vez que a vítima pode apresentar negativa de violência num primeiro momento. É papel das equipes de saúde estabelecer um diálogo, possibilitando um canal de ajuda adequado. Na maior parte das vezes, a vítima encontra-se fragilizada psicologicamente, necessitando atendimento imediato, além de compaixão e respeito.

A campanha Agosto Lilás foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e tem como objetivo não apenas divulgar a Lei Maria da Penha, mas também sensibilizar a população sobre o papel de todos no enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Foto: Filipe Paes/Studio47

 

Legenda: No primeiro semestre, Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, abriu roda de conversa sobre protagonismo feminino no cuidado à saúde