Mesmo com público inferior ao ano passado, resultado líquido é maior, o que vai beneficiar ainda mais as instituições integrantes
A 39ª Festa das Nações de Piracicaba teve recorde de arrecadação financeira, com resultado líquido de R$ 2.779.096,70.
O valor foi divulgado hoje, 19/08, em coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, no prédio do Centro Cívico.
A Festa das Nações deste ano aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho Central, e é realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), com organização da Secretaria Municipal de Governo, e neste ano, foi apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services.
Participaram da coletiva o prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fussp, Andréa Almeida, e o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches.
A renda da 39ª Festa das Nações colabora para que as 19 instituições sociais beneficiadas mantenham seus projetos ao longo do ano.
A prestação de contas é realizada neste momento, pois a organização aguardava a finalização da campanha da rifa do HB20, que se deu na semana passada.
Constitui o valor total o montante de R$ 2.567.036,70, proveniente das vendas durante a festa e também o valor de R$ 212.060.00 resultado da venda dos cupons na Campanha Você de Carro Novo, que sorteou um veículo HB20 0km – a entrega do carro ao vencedor será feita amanhã, 20/08.
Tivemos uma redução de 10 mil visitantes, considerando os cinco dias de festa. Mas, mesmo assim, a arrecadação foi superior, o que mostra a relevância desse evento. Sabemos que o fator clima impactou na presença das pessoas, porque tivemos um calor atípico para o mês de maio e, a Festa das Nações, por ser gastronômica, resultou em uma questão forte na presença do público. De qualquer forma, o resultado financeiro foi cerca de 22,2% maior em comparação a 2023. As pessoas conseguiram comprar mais, enfrentaram menos fila e isso é decorrente das mudanças que fizemos de logística e nos investimentos em tecnologia, o que facilitou a aquisição de comidas e bebidas dentro do evento, salientou Sanches.
O resultado da Festa das Nações representa o quanto o evento tem ficado cada vez mais profissional, bem estruturado e grandioso. E não é para menos, porque a festa é sempre maravilhosa e muito bem recebida pelos piracicabanos e por toda região. Em nome do Fussp, garanto que é uma alegria enorme poder fazer parte disso, destacou Andréa.
Sanches ainda ressaltou a parceria da Prefeitura de Piracicaba para a realização da festa.
É preciso falar sobre a importância de todo o aparato da Prefeitura para a realização da Festa das Nações. Poder contar com o apoio de todas as secretarias, do sistema de voluntariado do Fussp, com a estrutura oferecida, é fundamental para que a festa continue. E toda essa arrecadação será aplicada pelas entidades naquilo que é realmente urgente, que é essencial para a vida de muitas pessoas, enfatizou
Será uma edição muito especial, temos novas entidades querendo fazer parte da festa e estamos analisando quais pontos podemos melhorar, para garantir que a Festa das Nações continue a ser grande, acolhedora, segura e transparente, completou o presidente da Fenapi.
Toda a renda da 39ª Festa das Nações, incluindo as vendas dos cupons da campanha Você de Carro Novo foi revertida para as 19 instituições filantrópicas que integraram o evento, sendo: Casa do Hip Hop de Piracicaba; Lions Clube de Piracicaba – Independência; Escola de Educação Especial Passo a Passo; APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba; Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa; Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia; CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância; APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte; Centro de Reabilitação Piracicaba; Casa do Bom Menino; FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira; Grupo de Escoteiro São Mário – 144º; LBV – Legião da Boa Vontade; CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José; Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade; Instituto Formar; Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs e A Turma do Papai Noel.
Os patrocinadores desta edição foram Hyundai, Caterpillar e Tools Digital Services (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e ArcelorMittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial foi Germânia.