O objetivo é subsidiar as práticas nas salas de aula e fortalecer o atendimento a alunos com necessidades especiais
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, contratou uma empresa especializada para a realização de uma ampla formação continuada voltada para 2.861 profissionais da Rede Municipal de Educação.
Com foco na educação especial e na perspectiva inclusiva, o projeto tem como objetivo capacitar professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de salas regulares e profissionais de apoio.
As aulas devem começar em setembro e irão contemplar, inicialmente, os profissionais de apoio, categoria que se enquadram os auxiliares de ação educativa. A formação será feita em serviço, usando o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), pelo Instituto Delta Proto.
O valor de investimento com a capacitação é de R$ 1.320.000,00.
A formação continuada visa proporcionar uma atualização teórica e prática para os profissionais, permitindo a análise e reflexão sobre o desenvolvimento de ações que favoreçam a evolução dos alunos com deficiência e a melhoria das práticas educativas.
Atualmente, a rede municipal de Piracicaba possui mais de 2.000 crianças matriculadas na educação especial.
A estrutura da formação inclui oito módulos temáticos, sendo um destinado exclusivamente aos professores especialistas, seis para os professores de salas regulares e um específico voltado para os profissionais de apoio.
Os encontros formativos serão realizados tanto presencialmente quanto no formato a distância (EAD), com atividades assíncronas.
Os temas abordados nos módulos incluem Políticas Públicas e Gestão dos Municípios, Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Integração Sensorial, Análise Comportamental Baseada em ABA e Formação para Profissionais de Apoio.