Desde 2018

⭐ Piracicaba, 24 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

IHGP chega aos seus 57 anos

5e7f15ab-97b5-476b-a7ab-91a94ef8aff7

A sessão magna será realizada dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) completou 57 anos nesta última quinta-feira.

A entidade foi criada em 1º de agosto de 1967 durante as atividades comemorativas ao bicentenário de Piracicaba.

Teve como primeiro presidente o engenheiro agrônomo Edmar José Kiehl.

O jornalista Edson Rontani Júnior, presidente da atual gestão, empossada em abril e com mandato até março de 2026, programa para agosto a tradicional sessão magna anual, prevista em estatuto da entidade.

A sessão magna é importante para nós pois é a ocasião em que entregamos a Medalha Prudente de Moraes, sendo o IHGP a única entidade local que possui direito a outorga desta homenagem, segundo lei dos anos 1970 assinada pelo então prefeito Adilson Benedito Maluf, diz Rontani.

A sessão magna será realizada dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal, sendo gratuita e aberta a toda a população.

Na ocasião, será realizada palestra pelo professor Paulo Affonso Leme Machado, referência no direito ambiental brasileiro, que discorrerá sobre o tema “A defesa jurídica do rio Piracicaba: informação e participação”, na qual falará sobre a necessidade especial de um olhar para um de nossos principais cartões postais.

A sessão também empossará como novos membros do IHGP os professores Carlos Eduardo de Freitas Vian e Cayo Murillo Casarim Cassiano.

O ponto alto da solenidade será a entrega da Medalha Prudente de Moraes a ser entregue a três personalidades que muito contribuíram para a sociedade piracicabana: Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista), Ivani Olívia Fava Neves (assistente social) e Pedro Valentim Marques (economista).

Histórico – O IHGP foi instalado durante as atividades comemorativas dos 200 anos de Piracicaba em agosto de 1967.

É uma entidade particular, sem fins lucrativos e com diretoria voluntária que preserva a história de Piracicaba como jornais, fotografias, livros e outros materiais audiovisuais.

Possui em seu acervo jornais locais desde 1883. Tem na presidência o jornalista Edson Rontani Júnior, e na vice-presidência Sylvana Zein.