Projeto total terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), concluiu a primeira etapa de construção e implantação da CicloPira, novo circuito cicloviário da cidade, em um total aproximado de 5,1km.
As obras seguem agora em nova etapa, no antigo Anel Viário Comendador Leopoldo Dedini, próximo à ponte que liga a rodovia Deputado Láercio Corte ao bairro Monte Alegre.
O trecho concluído tem início na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Já o trecho em andamento, na nova etapa em construção, parte do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e vai até a avenida Comendador Pedro Morganti.
O projeto prevê ainda, ao longo da ciclovia, a instalação de lixeiras e painéis informativos da rota. Haverá área de contemplação, destinada a parada, descanso e encontro de ciclistas, composta por bancos de concreto e paraciclo metálico.
De acordo com a pasta, o projeto busca ampliar os espaços para os ciclistas, fomentando a prática esportiva, o bem-estar, a saúde e o turismo na cidade.
A CicloPira vai ligar pontos estratégicos de Piracicaba, contemplando belezas naturais e áreas altamente acessadas pelos moradores e pelos turistas.