Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

11º Simpósio de cana-de-açúcar é realizado no Pecege

oi

Evento visa aumentar a produtividade, qualidade e longe-média de canaviais

Visando a difusão de conhecimento técnico e atualizações sobre novas tecnologias e práticas para o setor sucroenergético, o 11º Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar ocorreu na sede do Pecege, nos dias 17 e 18 de julho, realizado pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE) da Esalq/USP.

De acordo com o professor titular Sênior do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, Godofredo César Vitti, divulgar e difundir as novas tecnologias na cultura da cana-açúcar, visando aumentar a produtividade, qualidade e longe-média de outros canaviais, é o principal objetivo do evento bianual que é realizado desde 2003.

“É o evento mais técnico das Américas. Talvez seja até do mundo no segmento de cana-de-açúcar. Esperamos com essa lotação recorde levar açúcar, energia renovável e, principalmente, o etanol que polui menos e é mais barato do que a gasolina que é um combustível fóssil. Vemos a quantidade de empresas que está aqui, não só de Piracicaba, mas do Brasil inteiro. Tem gente da Guatemala, além de profissionais que trabalham na Belize, no Santander Sugar Factory. Viramos um simpósio internacional! Também há pessoas da Manifestação Central aqui”, destaca Vitti.

 

O professor Godofredo continuando dizendo que a realização do evento é uma honra; além de divulgar o Polo de Piracicaba que precisa voltar a ser o principal na área de plantio da cana-de-açúcar. “Impressionante o reflexo que ocorre na educação, e no crescimento do plantador de cana, principalmente. Piracicaba está voltando a ser o que era no passado”, afirma.

 

Quanto à escolha do local para a realização do simpósio, Vitti diz que “escolhemos o Pecege para realizar esse evento pelas instalações e localização estratégica. Queremos que todos os nossos simpósios sejam realizados aqui, fortalecendo sempre essa união entre Pecege e a equipe nossa, que é o GAPE”, conclui.

 

O CEO do Pecege, Daniel Sonoda, diz que “receber um evento da magnitude como o Simpósio de Cana é uma enorme responsabilidade e particularidade para mim. Como aluno do Prof. Vitti é uma grande honra poder sediar essa importante forma de troca de conhecimentos acadêmicos para o setor, proporcionando além disso, a possibilidade de networking entre os participantes num ambiente descontraído”, afirma.

 

GAPE

Formado por alunos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Administração e Ciências Econômicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), o GAPE atualmente é coordenado pelos Professores Rafael Otto e Godofredo Cesar Vitti da Esalq/USP e com coorientação dos Professores Pedro Henrique de Cerqueira Luz (FZEA/USP) e Tiago Tezotto (Esalq/USP).

 

Publicidade