Dirigentes da John Deere – gigante americana do segmento de tratores, esteve no Pecege, dia 17, visando estreitar parcerias para que o conhecimento acadêmico do Instituto, em Ciência & Tecnologia – C&T, seja utilizado para o desenvolvimento e competitividade das indústrias brasileiras no mercado do agronegócio.
De acordo com o Emanuel Diego Ritter – gerente de Entrega de Treinamentos, que há 12 anos está à frente da John Deer no Brasil, a atuação em Piracicaba funciona como um polo de parcerias, como a Esalq, onde foi estabelecido um Centro de Treinamento Agrícola na Fazenda Areão. A empresa também mantém parceria estratégica com a Agtech Innovation, onde é uma das mantenedoras dos hubs, além de estar presente no Agtech Valley.
“A relação com o Pecege transcende em um espaço de educação, onde há grandes oportunidades de colaboração para a formação de competências e de novas habilidades. Temos a visão de que nós precisamos capacitar e levar conhecimento para toda comunidade do agronegócio, e vimos aqui uma grande oportunidade de colaboração entre o Pecege e a John Deere para democratizarmos o acesso à quantidade de pessoas que possamos qualificar em nosso País no Agro”, explica Emanuel Ritter.
Oportunidades
O gerente, Emanuel Ritter, ressalta que hoje no Brasil são 28 milhões de pessoas no agronegócio, e somos um País que adota tecnologia muito mais rápido que os nossos vizinhos e demais países que atuam no setor, e que é preciso fazer com que muito mais pessoas queiram vir trabalhar neste segmento, com conhecimento e qualificação.
“Existem oportunidades de empregos para muita gente e nós precisamos elevar e qualificar a nossa mão de obra. Esse é um desafio em todos os negócios, e eu vejo que o Pecege tem papel fundamental para trazer todo conhecimento contido na Academia, nas Empresas e disponibilizar isso de forma democrática para todos os profissionais do nosso País”, diz Ritter, e completa “Então, é uma visita de conhecimento, tanto sobre o espaço, sobre os profissionais, e quais os tipos de sinergias e de parcerias que podem surgir para trabalharmos em conjunto, a John Deere, o Pecege e as instituições de Piracicaba”, conclui.
O presidente do Pecege, Ricardo Shirota, agradeceu a visita e manifestou o interesse em estabelecer parcerias com empresas que compartilham os mesmos princípios e ideais relacionados com a educação e a inovação que são essenciais para o progresso das pessoas, organizações, instituições e, em última análise, do país como um todo. “O Pecege está criando um “ecossistema de educação” visando atender à crescente demanda dos profissionais e empregadores que necessitam conhecimentos atualizados para se manterem relevantes no mercado”, afirma Shirota.