Deputada diz que recriação do Ministério da Pesca foi fundamental
Para a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT), principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região e pré-candidata a prefeita da cidade, o fato de o presidente Lula ter a proteção do meio ambiente como foco certamente irá garantir ações do governo federal em prol da recuperação do Rio Piracicaba, que sofre com a mortandade de peixes, provocada por despejo indevido de produtos em suas águas.
A própria deputada já encaminhou ofício à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo a intervenção do governo federal no sentido de apoiar as ações visando coibir a mortandade de peixes no Rio Piracicaba, que é federal, assim como medidas voltadas a recuperação da fauna e a proteção dos pescadores da região do bairro Tanquã, que ficaram sem trabalho.
De acordo com a deputada Bebel, ainda, uma ação do Ministério da Pesca e Aquicultura voltada aos trabalhadores que ficaram sem trabalho, uma vez que não há mais peixes no Rio Piracicaba,
só será possível porque o governo do presidente Lula reativou esse Ministério. O presidente Lula criou e recriou o Ministério da Pesca e Aquicultura, porque após o golpe conta a presidente Lula, o governo que a sucedeu extinguiu esse ministério que desenvolve ações e políticas para a área. Além disso, o presidente Lula foi imensamente criticado por opositores por recriar esse Ministério, que agora poderá ajudar na recuperação do Rio Piracicaba, enfatiza.
Bebel disse que inclusive:
fico feliz em saber que o deputado Hélio Zanatta, que sempre se colocou como oposição ao governo federal do presidente Lula, fez contato com o ministro da Pesca, André de Paula, solicitando apoio aos pescadores, e portanto, reconhecendo a importância deste Ministério. No entanto, não deve se esquecer que o governo do presidente Lula, que é republicano, já tem isso em pauta, até porque tem como foco a preservação do meio ambiente e o cuidado com a população ribeirinha, como é o caso dos pescadores do Tanquã, adverte a deputada, que é considerada a embaixadora do governo Lula em Piracicaba e região.