Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

CETESB realiza novas coletas de amostras que indicam baixo nível de oxigênio

ed064c07-ae86-4a1d-9283-a54af9f5556e

Em decorrência de mortandade de peixes identificada nos últimos dias na região do Bairro de Tanquã, a CETESB realizou novas coletas de amostras que constataram baixo nível de oxigênio dissolvido. Esse evento está associado ao lançamento irregular realizado pela Usina São José S/A Açúcar e Álcool na semana passada, chegou a essa localidade e provocou a mortandade de peixes.

Diante dos novos fatos a CETESB notificou a empresa causadora da poluição para que faça a retirada imediata dos peixes mortos na área do Tanquã. A CETESB também informa que os novos fatos observados poderão implicar no agravamento das penalidades que serão determinadas ao agente poluidor e que serão apresentadas na sexta-feira (19).

HISTÓRICO
A CETESB agiu imediatamente ao receber, no domingo (7), as primeiras denúncias sobre o odor alterado do Rio Piracicaba e a mortandade de peixes, enviando equipes técnicas para coletar amostras e vistoriar o local.

Nesse mesmo dia, foi solicitado à empresa concessionária da UHE Salto Grande, em Americana, o aumento do vertimento de águas do reservatório. O Rio Piracicaba recebeu, então, um incremento de volume de água com oxigênio dissolvido, o que contribuiu para a diluição da carga poluidora, sem interferência no sistema que garante o nível necessário de água na represa.

Já na tarde do dia 09/07, os dados de monitoramento automático da CETESB no Rio Piracicaba apontavam uma recuperação considerável na quantidade de oxigênio dissolvido (de 0 para 2,65 mg/l e 2,72mg/l, indicando melhora a cada período), condição mais favoráveis para a sobrevivência dos peixes.

FISCALIZAÇÃO E AÇÕES LEGAIS
No dia 8, a CETESB localizou a fonte poluidora, interrompeu o descarte irregular de resíduo industrial e iniciou as análises das amostras coletadas para definir as punições cabíveis à usina, que incluem multa gravíssima e encaminhamento para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da empresa.
No dia seguinte, equipes da Companhia monitoraram a operação da usina, para evitar novos despejos, e exigiram que fosse feita a limpeza dos resíduos empoçados em alguns trechos do rio, o que está sendo feito.

Publicidade