Endocrinologista Rayssa Chamma traz insights importantes sobre como fazer o manejo e promover o controle do diabetes
O diabetes é uma doença complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, exigindo compreensão e cuidados específicos para garantir uma vida saudável e equilibrada. A endocrinologista Rayssa Chamma, do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, esclarece os principais aspectos dessa doença crônica e fala sobre como é possível conviver com ela de maneira positiva e ativa.
De acordo com Rayssa, o diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia que pode se manifestar por tipos distintos da doença. Ela ressalta que o tipo 1 é uma condição autoimune mais comum em crianças e adolescentes, enquanto o tipo 2 prevalece em adultos com sobrepeso, representando a maioria dos casos diagnosticados. Além desses, há o diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez, e outras variações menos comuns, como o diabetes Lada (diabetes autoimune do adulto) e o Mody (diabetes monogênico da maturidade).
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
Os sintomas do diabetes podem incluir sede excessiva, aumento da fome, urina frequente e cansaço; porém, a endocrinologista destaca que muitos pacientes com diabetes tipo 2 podem ser assintomáticos. “O diagnóstico é feito por meio de exames de glicemia em jejum, hemoglobina glicada e outros testes específicos, como a dosagem de auto-anticorpos em casos de diabetes tipo 1”, explica.
TRATAMENTO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS
No tratamento do diabetes, a endocrinologista enfatiza a importância de hábitos saudáveis, controle alimentar e atividade física regular. Ela também destaca os avanços da medicina no controle da doença. “Os avanços tecnológicos, como os monitores contínuos de glicose e as bombas de insulina, que têm revolucionado o manejo da doença, proporcionam maior precisão no controle glicêmico e melhor qualidade de vida para os pacientes”.
PREVENÇÃO E CUIDADOS
Rayssa ressalta que a prevenção do diabetes tipo 2 está diretamente ligada a um estilo de vida saudável, incluindo alimentação equilibrada, atividade física regular e controle do peso corporal. “Nesse tipo de diabetes é importante a educação do paciente, garantindo que ele esteja envolto a uma abordagem multidisciplinar para garantir o melhor controle da doença e prevenir complicações a longo prazo”, enfatiza.
Além dos aspectos físicos, a endocrinologista ressalta ainda a importância do suporte emocional e psicológico para os pacientes com diabetes, destacando a necessidade de grupos de apoio e recursos on-line, como o adj.org.br (associação do diabetes juvenil) e o anad.org.br (associação nacional do diabetes) que possuem serviços gratuitos de apoio ao paciente com diabetes, oferecendo desde atividades em grupo, orientações farmacêuticas, nutricionais e psicológicas a apoio jurídico. “É importante que os pacientes adotem uma abordagem positiva e proativa, buscando apoio profissional qualificado e adotando medidas de autocuidado para garantir uma vida plena e saudável.”