Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Prêmio Chico Mendes 2024 contempla o Senai, na semana do meio ambiente

Prêmio Chico Mendes 2024 contempla o Senai, na semana do meio ambient.e

Reunião solene proposta por Sílvia Morales, Trevisan Jr. e Zezinho Pereira destacou a semana do meio ambiente (3 a 7 de junho), evidenciando o legado sustentável do Senai

A Câmara Municipal de Piracicaba realizou na última quarta-feira (5), nas dependências do salão nobre “Helly de Campos Melges”, rua Alferes José Caetano, 834, cento, a reunião solene que marca na cidade a realização das atividades referentes à “Semana do Meio Ambiente e o Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente” conforme decreto legislativo 05/1999, onde neste ano de 2024 o Senai Piracicaba foi o detentor da premiação em função do trabalho que a instituição adota em seus programas com empresas e na formação dos alunos visando um mundo mais sustentável, na proteção ambiental.

A realização dos eventos para este ano, que acontecem de 3 a 7 de junho contou com o apoio dos vereadores Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, Laércio Trevisan Jr. (PL) e José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (União Brasil), que assinam o requerimento 507/2024, aprovado em plenário. Os três parlamentares também integram a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, na condição de presidenta, relator e membro, consecutivamente. O vereador Pedro Kawai (PSDB) também esteve presente na solenidade.

Solenidade

Na composição da mesa de honra dos trabalhos da noite, a presidenta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, seguido do membro da Comissão, o vereador José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (União Brasil), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Euclides Baraldi Libardi, o presidente em exercício do Simespi (sindicato das empresas do setor metal-mecânico na região de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Paulo Estevam, o presidente do Sindicato da Construção Civil de Piracicaba, Milton Costa. Além da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

Homenagens

Ophir Figueiredo Júnior, representando o Senai Piracicaba recebeu o Prêmio Chico Mendes, sendo também contemplado por diversas representações de entidades que se fizeram presentes na solenidade.

Em sua explanação e uso da palavra em nome do Senai-SP, Ofir Figueiredo Júnior falou da enorme satisfação e grande responsabilidade na premiação. E, também agradeceu a composição da mesa de honra, do papel da Comissão de Meio Ambiente, no que citou Pablo, João e Ayri, integrantes do mandato coletivo.

Ophir ressaltou o caráter festivo da noite, num dia simbólico, 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), para referendar a preocupação do Senai perante o meio ambiente. Apresentou ações que a instituição faz em baixo carbono, onde em 2021 se estruturou melhor. Citou que no ano 2000 tinha o projeto Mata Ciliar, que resultou no plantio de árvores nas margens do rio Piracicaba. Informou que em 2001 o Estado fechou o pacto 2030, com foco na redução dos gases de efeito estufa.

No caso da energia elétrica por led, apontou a mini usina na Vila Rezende, em aparelho que funciona no telhado, além de investimentos na linha de conscientização, a exemplo de ações em eventos como festa junina, e o dia da família. Além de composteira para produção de adubo, reciclagens de cabos e fios, em ações que resultam no encurtamento da cadeia dos gases de efeito estufa, além de apresentar em números o retorno financeiro destes programas. Também citou a utilização de papel 100% reciclável, do controle de materiais ferrosos, onde o aluno faz filme e fotos das peças que produzem em metais, e deixa a peça para ser reprocessada.

Ophir ainda falou do inventário de 2021, onde se sobressai a frase: “faça o que estou falando porque eu faço assim”, onde o Senai fez o seu inventário, tendo conquistado o selo Ouro. Também falou de programas como a Jornada de Transformação Digital, em mais de 400 atendimentos, totalmente gratuitos. Além de discorrer sobre ações do Senai em economia circular, em objetivos que promovam a inovação, responsabilidade social e resiliência de negócios.

O representante do Senai também citou parceiros como a Gerdau, onde ser amigo do meio ambiente gera dinheiro. Além de mostrar a extração de alumínio, reciclagem de papel e papelão, que só neste ano foram 50 mil reais de economia, envolvendo 13 escolas sustentáveis em papel higiênico.

Ophir ainda falou de resíduo eletrônico, que só neste ano foi 1,3 tonelada de economia. Além de lâmpadas fluorescente, sucata de metal duro, que ao invés de jogar fora, geraram 50 mil reais de economia no ano passado. Também incluiu cabos elétricos, mantas de plástico, em receita de 500 mil reais em material vendido a quem vai fabricar fios. “Temos engenharia, onde tudo começa como lição de casa, em desenho a quatro mãos, que levanta a necessidade do mercado”, concluiu Ophir ao elencar os programas do Senai, onde cada funcionário da instituição, no mínimo, faz dois cursos por ano.

Ophir também falou da utilização de máquinas, equipamentos, internet das coisas e outras ações, como iniciação científica, trabalho de forma transversal, parcerias internacionais, a exemplo da Saga Senai de Inovação, onde empresas trazem problemas para os alunos resolver. Ele também realçou a realidade da Espanha, com 130 mil matrículas em cursos online, em programas institucionais, em projetos com empresas, onde não importa o tamanho do empreendimento, mas sim que se volte na defesa ambiental, onde os alunos são desafiados. E, ainda falou do Grupo do G 20 no Brasil, além de eventos como o Fórum Internacional de Economia Circular, onde o mundo se volta ao Brasil, como exemplo de defesa ambiental.

A vereadora Silvia Morales encerrou o evento registrando a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB), além de reforçar o convite à exposição no hall do salão nobre, em trabalhos artísticos que remetem na defesa da fauna, flora e outras estruturas naturais que compõem o entorno das margens do rio Piracicaba. Carolina Antonelli, mestre de cerimônias conduziu os trabalhos da noite.

Publicidade