Moda entre os influenciadores digitais, o carvão ativado para clarear os dentes, pode causar até a perda da vitalidade dental
A utilização constante do carvão ativado, além de não possuir eficácia comprovada, pode causar prejuízos à superfície dentária.
Segundo Roberta Ferreira da Silva, dentista, isso ocorre porque o ingrediente conta com substâncias extremamente abrasivas que, ao longo do tempo, podem desgastar o esmalte dentário, gerar recuo das gengivas e manchar dentes que já estão restaurados:
Isso acontece porque o carvão ativado é uma substância extremamente abrasiva, sendo assim, quando utilizada dessa forma entra em contato com a camada mais externa do dente, ele a desgasta, removendo detritos e deixando o dente mais claro, entretanto, nesse processo ocorre a deterioração do dente, o deixando mais suscetível a dores, sensibilidade podendo até causar perda da vitalidade dental.
Para a Sabrina Balkanyi, a utilização do produto pode acarretar problemas sem volta:
O pior de tudo isso é que todas esses prejuízos são irreversíveis e, o que era apenas uma questão estética se torna algo muito maior, podendo inclusive, levar a necessidade de uma intervenção como tratamento de canal, alerta Sabrina.
Para que isso não ocorra, a melhor opção para o clareamento dental é sempre procurar um dentista que saberá como realizar o procedimento sem causar danos aos dentes. É possível até mesmo que seja indicado um procedimento caseiro, mas realizado com substâncias químicas prescritas e devidas.
Quais os principais danos a estrutura dental ao utilizar carvão para clarear os dentes?
- Esmalte dental desgastado
- Exposição da raiz
- Aumento de sensibilidade e dor
OLHO, SE PRECISAR
“…a melhor opção para o clareamento dental é sempre procurar um dentista que saberá como realizar o procedimento sem causar danos aos dentes…”