Sindicato diz que categoria se sente representada
A Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba homenageou na última sexta-feira, 26, 11 trabalhadores metalúrgicos. A solenidade comemorativa ao Dia Nacional dos Metalúrgicos, celebrado em 21 de abril, aconteceu no salão nobre da Câmara “Helly de Campos Melges”, e é uma iniciativa proposta através do requerimento 83/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).
Neste ano, os homenageados foram Genivaldo Ferreira Couto – BSB Piracicaba, Mauricio Aparecido Rizzo – Caterpillar, Luis Carlos Sperandio – Dedini, Simone Alves do Nascimento – Dedini, Evandro Tadeu Spadotti – Hwashin, Camila Carolina Lovadine Correa – Hyundai, Ednelson José Christofoletti – Myoung Shin, Vinicius de Assis Moraes – NG Metalúrgica, Dorival Mauricio Marques Eleutério – Phinia Delphi, Paulo Fernandes Brandine da Silva – Tecparts do Brasil e Paulo Roberto da Silva – Wipro do Brasil.
Segundo o vereador Pedro Kawai, a homenagem é reconhecer o trabalho da categoria, “Os metalúrgicos representam uma grande parcela dos trabalhadores piracicabanos. Além da participação popular e social que com certeza transformaram, e ainda mudam nossa sociedade”. Ele ressaltou que “Não basta nível de emprego e sim qualidade. Além do PLR há a parte dos consultórios, no respaldo ao lado social”, ressaltando os benefícios e direitos conquistados pelo Sindicato.
O metalúrgico, Luis Carlos Sperandio que está na profissão desde os 12 anos, falou em nome dos homenageados, “Piracicaba sempre teve a pretensão, desde o início, de ser especial neste setor metalúrgico, e a conquista chegou”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca), afirmou que a categoria tem cerca de 30 mil metalúrgicos, e que a homenagem é um motivo de orgulho “Esses metalúrgicos homenageados representam milhares de trabalhadores de Piracicaba e Região, categoria que transforma sua força de trabalho em peças entregues para o Brasil e o Mundo. Somos uma classe que movimenta a economia, e com dignidade mantem uma profissão digna e que merece ser devidamente valorizada. Essa noite é de imensa satisfação”.
O presidente Juca, também informou que o Sindicato está prestes a inaugurar uma sub sede em Santa Teresinha, e que para escolher o local uma pesquisa foi realizada com os trabalhadores. “Queremos estar mais perto dos trabalhadores, e na pesquisa realizada identificamos que Santa Teresinha neste momento é o local que merece um espaço, que é mais uma Casa para o Trabalhador. Aproveito a oportunidade nesta noite de festa para reforçar mais essa conquista”, concluiu Juca.