Especialistas explicam a cirurgia realizada para correção do freio lingual destacando a importância do tratamento para a saúde bucal e estética
A frenectomia, intervenção cirúrgica realizada para corrigir o freio lingual excessivo, é tema de destaque na odontologia e ganha especial atenção após a filha do jogador de futebol Neymar passar pelo procedimento.
A correção do freio lingual pode proporcionar melhora da amamentação, do desenvolvimento ósseo e muscular da região orofacial, auxiliando também a função e estética do sorriso, sendo reconhecida por especialistas em todo o mundo.
Os pais muitas vezes percebem que o filho tem o problema quando notam dificuldades na amamentação, dificuldade na fala, ou até mesmo limitações na movimentação dos lábios ao sorrir. Esses sinais podem indicar a necessidade de avaliação por um profissional de odontologia para diagnóstico e possível indicação de frenectomia, explica a odontopediatra Eliane Veras Travassos Alves.
Segundo Walter Solter, cirurgião-dentista, com mais de 40 anos de experiência profissional na área da odontologia, a frenectomia é uma intervenção relativamente simples, mas que pode ter um impacto significativo na vida dos pacientes.
Além de corrigir problemas funcionais, como dificuldade na fala e na alimentação, o procedimento também pode melhorar a estética do sorriso, explica.
A divulgação do procedimento por personalidades conhecidas, como a filha de Neymar, destaca a importância da conscientização sobre a saúde bucal e a disponibilidade de tratamentos odontológicos avançados para corrigir questões funcionais e estéticas.
A frenectomia é realizada por profissionais da área da odontologia qualificados e experientes, garantindo resultados seguros e satisfatórios para os pacientes, afirma Solter.
Além da frenectomia lingual, que ajuda a restabelecer a função do músculo da língua, o procedimento também pode ser realizado na região labial.
A cirurgia é indicada quando o freio labial apresenta um tamanho excessivo, interferindo na movimentação dos lábios e causando desconforto ao paciente e com a técnica cirúrgica adequada, é possível corrigir o problema de forma eficaz e proporcionar ao paciente um sorriso mais harmonioso e funcional, reitera a odontopediatra Eliane Veras Travassos Alves.
Além dos benefícios funcionais e estéticos, a cirurgia também pode contribuir para a prevenção de problemas dentários futuros, como retrações gengivais e comprometimento da saúde periodontal.
É muito importante que pacientes com freios labiais excessivos busquem orientação profissional para avaliação e indicação do tratamento mais adequado às suas necessidades garantindo, dessa forma, uma saúde bucal ótima e duradoura, finaliza Solter.
OLHO, SE PRECISAR
“Além de corrigir problemas funcionais, como dificuldade na fala e na alimentação, o procedimento também pode melhorar a estética do sorriso”