Os dados foram coletados por meio de formulário impresso, em Piracicaba e região
Com duas décadas de existência, a pesquisa Perfil Bancário 2024, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban), contou este ano, com 845 participantes e teve início na segunda semana de fevereiro. Com um prazo médio de 10 dias para retorno de respostas, a pesquisa foi conduzida através de um questionário impresso, composto por 21 questões, sendo 20 de múltipla escolha e uma aberta. Os resultados revelaram que, a maioria dos profissionais bancários da amostra são mulheres, representando 55,5%, enquanto os homens representam 44,5%. Os demais dados serão apresentados na sexta (8), a partir das 8h, no SindBan.
A pesquisa abrange faixa etária, estado civil, etnia, nível educacional, experiência no setor financeiro, posição, renda mensal, além de abordar questões relacionadas à inclusão, assédio, uso de medicamentos controlados, afastamento por motivos de saúde e identificação dos três principais desafios enfrentados no ambiente de trabalho atual.
José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan, ressalta que a pesquisa tem como objetivo orientar ações concretas para combater a violência contra a mulher e promover a igualdade, tanto na sociedade, quanto no ambiente de trabalho. Além disso, ela visa identificar as principais demandas que o SindBan deve enfrentar ao longo do ano. Paiva observa que “com base nesta pesquisa, podemos transformar as demandas em ações, de modo que, na próxima pesquisa, os mesmos problemas levantados não se acumulem, conforme identificado pelo levantamento de 2024”, conclui o presidente.
O Perfil Bancário também revela ainda um cenário de assédio no local de trabalho. Além das situações de assédio moral e sexual, as bancárias também enfrentam violência tanto no ambiente profissional quanto em suas relações pessoais. Em Piracicaba, o SindBan implementou em março de 2020, o programa “SindBan Acolhe”, visando oferecer apoio e orientação às bancárias e mulheres de toda a sociedade, que sofrem ameaças e que são vítimas de todo tipo de violência.
Angela Savian, vice-presidente da instituição, conta que, este foi um projeto criado para acolhermos mulheres que sentirem ameaçadas ou vítimas de violência, “todas as mulheres, sendo ou não bancárias, podem nos procurar e orientaremos para que as medidas legais sejam tomadas e para que as vidas das mulheres sejam preservadas”, explica a vice-presidente.
SERVIÇO:
Dia Internacional da Mulher
Apresentação do Perfil Bancário 2024
Data: 08.03.2024
Horário: 8h
Local: Sindicato dos Bancários de Piracicaba – Espaço de eventos SindBan
Endereço: Rua Boa Morte, 1457