Retirada e substituição do material foram realizadas para garantir a qualidade do pavimento, sem custo aos cofres públicos, após fiscalização da obra
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), finalizou sexta-feira, 1/03, a reposição do pavimento de concreto na avenida Limeira que foi demolido por não apresentar aprovação em teste de resistência feito pela Pasta para garantir a segurança no tráfego, conforme o edital de contratação do serviço. Não houve prejuízos à Prefeitura, porque o investimento necessário para esta readequação foi provido pela empresa contratada para a realização do trabalho na cidade. A reaplicação do pavimento de concreto ocorreu em 187 metros quadrados da via. Agora, é necessário esperar o tempo de secagem completa, que dura cerca de quatro dias.
De acordo com Evandro Oriani Sotto, engenheiro da Semuttran, se o serviço não fosse refeito neste momento, poderiam surgir fissuras no local após a liberação do trânsito. “Fazemos a fiscalização em todas as obras, verificando se o serviço ocorre conforme o contrato. Desta vez, constatamos que houve uma falha no sistema de mistura do material usado e que gerou menos resistência neste trecho, por isso foi necessário refazer a aplicação do concreto e evitar problemas futuros”, explicou, acrescentando que a via deve ser liberada para tráfego na próxima semana.
O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.
MAIS – Outras vias da cidade estão com trabalhos relacionados à pavimentação de concreto. A avenida 1º de Agosto, no sentido Piracicaba – São Pedro, já está em processo conclusivo, com liberação de tráfego previsto para a próxima semana também. Essa é a mesma situação da avenida Conde do Pinhal. Já a rua Benedito de Andrade, no Unileste, está na fase de aplicação de pavimento em concreto, enquanto que a rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento, tem a aplicação de concreto prevista para iniciar nos próximos dias.