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Volta às aulas: como alunos, pais e escolas devem lidar com a mudança de sala

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Doutor em psicologia elenca principais questões emocionais relacionadas ao acontecimento e orienta sobre o que deve ser feito

O retorno às aulas é um marco significativo no calendário educacional, marcando não apenas o início de um novo ano letivo, mas também o início de novas jornadas pessoais e acadêmicas para os alunos.

Uma das situações que podem emergir durante este período é a mudança de sala ou de ambiente escolar, um evento que pode desencadear uma variedade de emoções e desafios tanto para os estudantes quanto para suas famílias.

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia, quando um aluno se depara com a notícia de que estará em uma nova sala, é natural que sinta ansiedade, incerteza e até um sentimento de injustiça.

Como profissional da psicologia, é crucial reconhecer e validar essas emoções, compreendendo-as como parte integrante do processo de adaptação a novos contextos. A transição para um novo ambiente escolar, embora desafiadora, não é apenas uma oportunidade para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o crescimento pessoal e social do aluno, avalia.

No caso dos alunos, Danilo Suassuna explica que os sentimentos devem ser abordados de maneira construtiva.

A comunicação é a chave: dialogar sobre essas emoções, reconhecendo sua validade, mas também buscando reenquadrá-las dentro de uma perspectiva mais ampla, é uma estratégia valiosa, sugere.

Ele explica que o sentimento de solidão ao entrar em um novo grupo é uma experiência humana universal, não restrita apenas ao contexto escolar.

É essencial que os alunos se sintam apoiados para buscar ajuda quando necessário. Além disso, as instituições de ensino têm um papel crucial em facilitar a integração, promovendo atividades que encorajem a interação e o estabelecimento de novos laços, diz.

Outra orientação é que os alunos devem ser encorajados a abordar a nova sala de aula com uma mente aberta, livre de preconceitos ou expectativas pré-concebidas.

É o momento de observar, explorar e descobrir. A nova sala pode ser vista como um novo capítulo, repleto de oportunidades para estabelecer novas amizades, adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades, explica.

Além disso, incentivar o diálogo aberto entre alunos, pais e educadores é fundamental.

Compreender o ‘porquê’ por trás da mudança pode ajudar a dissipar dúvidas e a construir uma perspectiva mais positiva sobre a nova situação, afirma o especialista.

Para os pais, o processo de adaptação dos filhos a novas situações escolares, como a mudança de sala ou de escola, é uma oportunidade preciosa para reforçar o vínculo familiar e promover o desenvolvimento de habilidades essenciais em seus filhos, segundo Danilo Suassuna.

A abordagem escolhida pode ter um impacto significativo não apenas no bem-estar emocional dos filhos, mas também em sua capacidade de enfrentar desafios. É preciso ter escuta ativa, que envolve total atenção, empatia e a capacidade de reconhecer e validar os sentimentos do outro. Desta forma, é possível criar um espaço seguro para que eles expressem suas preocupações, medos e esperanças.

Outra sugestão para os pais de estudantes que estão enfrentando uma mudança de sala é encorajar os filhos a refletirem sobre a situação e a explorarem diferentes alternativas.

Isso não significa deixá-los sozinhos no processo, mas sim estimulá-los a pensar em múltiplas soluções e guiá-los na busca por elas.

Escola tem papel importante também

Do ponto de vista das instituições de ensino, a volta às aulas é um momento de renovação e reafirmação de valores e missões educacionais, por isso a mudança de alunos para novas salas ou a introdução de novos métodos pedagógicos são oportunidades para reforçar o sentido de comunidade e pertencimento, segundo Danilo Suassuna.

É fundamental acolher e dar voz aos alunos, permitindo que expressem opiniões, sentimentos e preocupações. Também é necessário escutar ativamente a família, reconhecendo insights, preocupações e esperanças. Além disso, explicar as razões por trás das decisões escolares é um aspecto fundamental da transparência institucional. A comunicação clara não significa ceder à pressão dos pais ou comprometer a autonomia pedagógica da escola, mas sim criar um ambiente educacional baseado no respeito mútuo e no aprendizado compartilhado, finaliza.

 

OLHO, SE PRECISAR

“… A transição para um novo ambiente escolar, embora desafiadora, não é apenas uma oportunidade para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o crescimento pessoal e social do aluno”