Previsão é que em duas semanas o tomógrafo do Hospital Regional de Piracicaba volte a funcionar
Nesta terça-feira (6), o deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), um dos vice-presidentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), informou que as peças do tomógrafo do Hospital Regional de Piracicaba já chegaram ao Brasil. Elas estão no aeroporto e aguardam a liberação para, posteriormente, serem entregues à empresa responsável pelo aparelho, que deverá fazer o conserto. A previsão é que em duas semanas o tomógrafo volte a funcionar.
Desde 2018, quando foi instalado, o tomógrafo vinha apresentando problemas e prejudicando o atendimento em cerca de 8 mil exames. No ano de 2022, o aparelho ficou totalmente inoperante.
No ano passado, Helinho Zanatta já havia pedido prioridade e uma solução diretamente ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Nesta terça-feira, em contato com a coordenadora de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marcela Pegolo da Silveira, que é a responsável pelos hospitais terceirizados, o deputado recebeu a informação que a peça danificada do tomógrafo, que veio do Japão, já estava em solo brasileiro.
Após os procedimentos de liberação, a peça será entregue à fabricante Fuji, que deverá fazer a instalação para que o equipamento volte a operar e atender à população. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é de duas semanas.
Helinho Zanatta destaca que desde o ano passado, ao receber reclamações sobre a falta de funcionamento do tomógrafo, fez contato com o secretário Eleuses Paiva e aguardava um retorno da Pasta.
“Hoje tivemos essa resposta extremamente positiva de que a peça, finalmente, chegou ao Brasil e aguarda os procedimentos de liberação do aeroporto para que seja entregue à empresa que fará a instalação. Assim, esperamos que em breve o problema seja efetivamente resolvido. Já fui prefeito de duas cidades diferentes e sei que há burocracia e entraves, há obstáculos, mas temos que buscar a resolutividade. Por isso, fiquei em cima e hoje tivemos essa resposta do governo estadual, que se sensibilizou com a questão. Nossos agradecimentos ao secretário Eleuses Paiva e ao governador Tarcísio de Freitas por ajudarem em mais essa solução”, disse Helinho.