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⭐ Piracicaba, 15 de novembro de 2024 ⭐

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90 toneladas: Varejão Especial de Festas da Sema bate recorde de vendas em 2023

Foram quatro dias de funcionamento, com aumento de 7% em relação a 2022; vantagens são alimentos mais frescos com economia de até 25%

 

Durante os quatro dias de realização do Varejão Especial de Festas, que aconteceu nas duas últimas semanas de 2023 no Varejão da Paulista, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), registrou a venda de 90 toneladas de alimentos, representando um aumento de 7% nas vendas, em comparação à 2022.

A realização já é uma tradicional iniciativa da Sema nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo. Neste ano, participaram aproximadamente 60 permissionários, entre produtores rurais do município e comerciantes, com uma variedade de frutas, legumes, verduras, laticínios, cereais, temperos, entre outros.

Os alimentos mais vendidos foram as frutas tradicionais nas festas de fim de ano, como pêssego, ameixas, lichias, uvas etc, além de alfaces, tomates, cenouras e pescados.

Segundo a diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, Eliane Souza, o crescimento das vendas no Varejão Especial de Festas deste ano pode ter sido por conta da elevação dos preços dos alimentos nos demais comércios da cidade, o que faz a população vir em busca do melhor preço.

“Os varejões municipais seguem uma tabela de preços máximos a serem praticados, fator que possibilita o consumidor fazer uma economia de 15% até 25% em comparação a mercados e varejões da iniciativa privada. Além disso, o calor intenso das últimas semanas do ano fez aumentar o consumo de alimentos mais refrescantes, como frutas e hortaliças”, explica Eliane.

O agricultor familiar de Piracicaba Vlamir Domingues, que comercializa hortaliças nos varejões municipais desde 2009, afirmou que nunca vendeu tanto como neste ano. “Em quase 15 anos trabalhando no varejão, em 2023 o Varejão de Festas ‘explodiu’ de vender. Acredito que o aumento se deu por vários motivos, como a divulgação, a dificuldade do público em encontrar produtos da mesma qualidade em outros mercados e a forma como o varejão foi montado pela Sema, aumentando o espaço dos produtores para expor melhor nossa mercadoria”, ressalta Vlamir.

“A Sema busca valorizar o produtor rural, oferecendo opções de escoamento de produção, gerando renda para um número considerável de famílias, tanto da agricultura familiar, como microempreendedores individuais”, ressaltou a secretária de Agricultura e Abastecimento da Sema, Nancy Thame.