Dicas de preparo com o peixe versátil e saboroso, que já conquistou espaço nas ceias natalinas
O bacalhau é apreciado por muita gente e seu consumo já virou tradição nas festas de final de ano. A quase um mês das ceias natalinas, já é tempo de se programar para incluir o peixe no cardápio dos encontros com família e amigos.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina receitas práticas com o versátil e nutritivo pescado.
O bacalhau é fonte importante de proteínas, minerais e gorduras boas, como o ômega-3, que são nutrientes essenciais para nossa saúde, e pode ser preparado de diversas formas e agradar a todos os paladares, explica.
Assado com legumes, gratinado com batatas e azeite, preparado como escondidinho com batata ou mandioquinha ou em saladas com folhas e grãos, o bacalhau é uma ótima opção para dias mais quentes.
Nos lanches, é possível o peixe integrar o cardápio como ingrediente de tortas e bolinhos, que podem ser preparados assados, e agregar uma boa fonte proteica ao cardápio, ensina Renata.
A nutricionista orienta que para um bom preparo, o dessalgue do peixe deve durar 24 horas.
O bacalhau deve ficar imerso em um recipiente com água potável, tampado, e mantido na geladeira para evitar o crescimento de bactérias. A troca da água deve ser feita a cada 4 a 6 horas, sempre sob refrigeração. Pedaços grandes exigem mais tempo para que a dessalga seja suficiente.
Renata alerta que na hora da compra é importante prestar atenção à validade e observar as características do produto.
O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico. Para ter garantia de produto fresco, é sempre importante comprar o peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado, que atesta a sua qualidade.
O Oba Hortifruti oferece a linha Obacalhau, peixe de marca própria, importado direto de Portugal, com cortes nobres, seja filé, lombo, lascas ou desfiados.
A nutricionista ensina receitas fáceis de preparar com Obacalhau.
Bacalhau na brasa

Ingredientes:
- 2 postas de Obacalhau dessalgadas
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de folhas de alecrim
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta preta a gosto
Modo de preparo: Tempere o bacalhau com azeite, sal, pimenta e alecrim. Leve para assar em braseiro médio, com a pele virada para baixo, por cerca de 30 minutos.
Bacalhau com brócolis e batata

Ingredientes:
- 500g de Obacalhau em lascas
- Buquês de 1 maço de brócolis
- 4 batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas
- Pimentão colorido cortado em tiras para decorar
- ½ xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço para decorar
- Salsinha picada a gosto para decorar
Modo de preparo: Cozinhe separadamente o bacalhau, o brócolis e as batatas em água com sal por cerca de 10 minutos cada. Retire os alimentos da panela de cozimento e doure o bacalhau em uma frigideira com azeite. Faça o mesmo com as rodelas de batata. Separe uma travessa de vidro e acomode primeiro metade das batatas. Em seguida, acomode o bacalhau e o restante das batatas, cobrindo o peixe. Adicione os buquês de brócolis e finalize decorando com os pimentões, as azeitonas e a salsinha. Leve a travessa ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos e sirva em seguida.
Salada de espinafre com bacalhau

Ingredientes:
- 2 postas de Obacalhau dessalgado
- 100ml de leite integral
- 1 xícara de chá de grão-de-bico
- Folhas de ½ maço de espinafre
- Buquês de ½ brócolis
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Azeitonas pretas sem caroço a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo: Cozinhe o bacalhau no leite até que fique bem macio. Separe as lascas de bacalhau e leve à geladeira. Deixe o grão-de-bico de molho na água por 12 horas antes do cozimento. Depois, cozinhe com água e sal por cerca de 15 minutos. Cozinhe os buquês de brócolis por cerca de 10 minutos com água e sal. Coloque as lascas de bacalhau, os buquês de brócolis, as azeitonas e o grão-de-bico em uma travessa. Adicione as folhas de espinafre e tempere tudo com azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva gelado.