Oito pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp estão entre os mais influentes da Unicamp, segundo ranking elaborado por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA). A lista é composta pelos professores: Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Jaime Aparecido Cury, Caio Cezar Randi Ferraz, Valentim Barão, Marcelo Giannini, Pedro Luiz Rosalen, Ricardo Coleta e Márcio Ajudarte Lopes, respectivamente.
O Brasil tem 1.294 pesquisadores no ranking dos cientistas mais influentes do mundo. A lista é elaborada anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação. Essa é a 5ª edição da “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” e foi publicada recentemente pela Elsevier, a maior editora científica do mundo.
Essa atualização da posição dos pesquisadores mais influentes do mundo considera dois rankings: a) impacto do pesquisador ao longo da carreira e b) impacto em um único ano, nesse caso o ano de 2020. O levantamento foi liderado pelo professor John Ioannidis.
A lista contempla, assim, os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir de dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Os cientistas também foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos.