Entidade comemora uma história de trabalho, lutas e conquistas para a categoria
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região completa 64 anos neste domingo. Nasceu no dia 22 de outubro de 1959, como Associação dos Bancários de Piracicaba, sob a liderança do bancário Gelson Aparecido Diniz, do Bradesco. Mas, rapidamente a entidade foi transformada em Sindicato, em 1961. Representa hoje cerca de dois mil trabalhadores, presentes em 22 cidades, e além da sede em Piracicaba, possui subsedes em Capivari, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro e Tietê.
“Nosso Sindicato tem uma história muito rica, que se entrelaça com a trajetória de organização e fortalecimento do movimento sindical brasileiro. Desde a sua criação, enfrentou os difíceis tempos da Ditadura Militar, entre 1964 e 1985, e foi protagonista na reconstrução da democracia e dos direitos sociais para os trabalhadores e trabalhadoras”, afirma o seu presidente José Antonio Fernandes Paiva.
O Sindicato participa ativamente do Instituto Intersindical de Piracicaba, no qual ocupa atualmente a vice-presidência, da Feeb SP/MS (Federação Estadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), também ocupando a vice-presidência, e de todos os órgãos de mobilização da categoria nas campanhas salariais, com destaque para o Comando Nacional dos Bancários.
Graças a essa inserção e ao trabalho de mobilização local, a categoria bancária conta com uma das mais completas convenções coletivas de trabalho vigentes. “Nós temos garantido não só reajuste e aumento de salários, mas também benefícios sociais e econômicos, como a PLR (participação nos lucros e resultados), e cláusulas de proteção do emprego, saúde e condições de trabalho”, explica Paiva.
Em âmbito local, a entidade também está inserida em diversos órgãos que debatem temas de interesse da cidade. Seus diretores integram conselhos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, segurança alimentar, direitos da pessoa com deficiência, trabalho, emprego e renda, expansão e desenvolvimento industrial e comercial, segurança comunitária, entre outras.
Está presente também em mobilizações mais amplas da sociedade local e regional, como atualmente no movimento pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no campus Taquaral da Unimep. “Nosso Sindicato mantém uma militância social em defesa da cidadania e dos direitos sociais”, explica Paiva.
Outra vertente de atuação da entidade está ligada ao oferecimento de benefícios diretos aos associados. Atualmente, o Sindicato mantém mais de 70 convênios e ainda o atendimento direto em assessoria jurídica e no Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, com profissionais de psicologia, nutrição, osteopatia, quiropraxia, assistente social e o Espaço Beleza.
Comemorações
As comemorações do aniversário estão acontecendo durante todo o mês, por meio de ações sindicais junto aos bancários nas agências, eventos na sua sede – como as reuniões de conselhos municipais – e também a participação dos diretores em atividades externas.
Neste sábado, 21, reúne a categoria em um evento festivo, o SindBan Chopp Fest 6.4; e na segunda-feira, 23, realiza uma plenária especial do seu Sistema Diretivo, com a presença do presidente da Feeb SP/MS (Federação Estadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Davi Zaia.