Acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, o segundo módulo da programação do VI Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba. Com linguagem acessível, atividades para diferentes faixas etárias e várias áreas de interesse, o encontro permite que pessoas leigas e profissionais participem do evento de forma gratuita. O VI Encontro é realizado pela Rede Birdwatching, tendo o apoio da infraestrutura e recursos do SESC Piracicaba.
No dia 21 de outubro, o VI Encontro terá três atividades com a tradução em libras, permitindo às pessoas com surdez participarem da programação. No sábado (21) das 8h às 10h haverá a “Avistagem no Parque da Rua do Porto” com o Engenheiro Agrônomo Antônio Cláudio Sturion Junior que acompanhará o grupo, abordando os hábitos e características das aves do local. Para participar é necessário levar água, boné, máquina fotográfica e binóculos se tiver, bem como ir com roupas e calçados confortáveis. O ponto de encontro do grupo será na recepção do SESC. Em seguida, no horário das 10h15 às 11h45, o médico Geraldo Victorino de França Junior ministrará a “Arte oficina infanto juvenil de ilustração de aves” que constará da elaboração de um desenho de uma espécie nativa a partir do conhecimento introdutório do formato anatômico das aves. Com linguagem acessível, a atividade é aberta para o público a partir dos 5 anos de idade e será realizada na Comedoria. No mesmo local, no horário das 11h45 às 13h15, teremos a realização da “Mostra interativa de Poesias, Contos e Crônicas sobre Aves” com a participação de Ivana Maria França de Negri e Carmen Maria S. F. Pilotto. Escritoras e suas obras, interagirão com o público em um diálogo entre impressões sobre a Natureza e as Aves. E para enriquecer a atividade a artista Jhulia Mattos fará a interpretação e leitura das obras.
No dia 22(domingo) no período da manhã a programação será voltada para os interessados em artes plásticas. No horário das 9h45 às 12h45 acontecerá o workshop de pintura “Retratando Aves” ministrado por Ivânia Macedo Rocha Tanaka, na sala do Projeto Curumim. O público poderá experimentar técnicas de retratar aves no estilo acadêmico através da pintura acrílica. A atividade será prática e aberta a interessados, sendo destinadas 10 vagas ao público adulto, que deverá retirar as senhas no dia do evento, com 30 minutos de antecedência no primeiro atendimento do SESC. Lembrando que será a única atividade com essa característica pois implicará no uso de materiais, de pincéis e telas disponíveis. Paralelamente, no horário das 10h às 12h30 haverá no teatro a “Mostra Interativa de Pintura em Aquarela sobre Aves”, com participação de Maria Cristina Siloto e Sílvia Dionísio. Além de contemplar os quadros, às 11 horas haverá roda de conversa com as artistas, revelando a beleza da técnica que dá vida às aves, buscando sensibilizar os participantes através da arte para a preservação das espécies.
No dia 22 (domingo) das 13h30 às 16h30, a programação incluirá o segundo ciclo de palestras a ser realizado no teatro do Sesc com temas de grande relevância, sendo dois deles ministrados por gestores da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, que abordarão os planos de manejo realizados nas Unidades de Conservação, respectivamente, “Estação Ecológica Ibicatu e APA Tanquã – Rio Piracicaba: Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável “ por Antônio Álvaro Buso Junior, Doutor em Ciências pelo CENA/USP e em seguida, “Unidades de Conservação APA e Estação Ecológica Barreiro Rico: Os Desafios da Gestão do maior Hotspot de Biodiversidade de Piracicaba e região” por João Marcelo Elias, Engenheiro Agrônomo com Mestrado pela UNESP Rio Claro. E para encerrar o VI Encontro o Engenheiro Agrônomo Antônio Cláudio Sturion Junior da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Paulínia, explanará sobre o tema “Árvores urbanas e atração de aves”, se atendo a relação interativa entre fauna e flora. O Evento é organizado e coordenado pela Dra. Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla. O SESC Piracicaba fica localizado na rua Ipiranga 155 Centro.