Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Escola do Legislativo registra 1.621 participantes durante 1º semestre

168009

No primeiro semestre de 2023, a Escola do Legislativo promoveu 25 encontros divididos nos formatos on-line e presencial

Durante o primeiro semestre de 2023, a Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon — Totó Danelon” realizou 19 atividades divididas em palestras, cursos e rodas de conversas que abordaram temas ligados à cultura e sociedade, saúde e bem-estar, educação e tecnologia, meio-ambiente e necessidades alimentares especiais.

As atividades promoveram discussões sobre história local, machismo estrutural e diversidade racial com as rodas de conversa “Carnaval de Piracicaba: aspectos históricos de suas diversas formas de manifestação”, “Mulher (substantivo feminino): como o discurso do machismo estrutural constrói a ‘mulher’ no Brasil?”, e “Rotas Afro nos arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba”.

Temas relevantes no campo da saúde foram abordados em palestras sobre tabagismo, câncer colorretal, ansiedade e depressão, orientação em direitos da pessoa com deficiência e hepatites virais.

Por meio de palestras e workshops, a Escola do Legislativo focou em melhorar as habilidades de comunicação e conscientização dos participantes com o curso introdutório sobre sistemas de sonorização, dividido em 5 encontros.

O trabalho de conscientização sobre questões ambientais, como a conservação de água e a biodiversidade foi realizado com palestras e oficinas sobre como a agricultura e a apicultura contribuem com a biodiversidade, ações ambientais e climáticas do Parlamento Piracicabano e orientação sobre o uso de água e energia.

Além desses eventos, a Escola do Legislativo também organizou atividades especiais como os Jogos de Governo Aberto, exclusivo para alunos da escola Sud Mennucci, e a abertura das inscrições para os Cursos “Libras I”, “Libras Intermediário” e “Libras Avançado” — atividades em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Piracicaba.

Balanço  As atividades promovidas pela escola resultaram em 25 encontros, divididos em 10 encontros on-line e 15 presenciais. Ao longo deste primeiro semestre, a Escola do Legislativo registrou 1.621 participantes e 939 certificados foram concedidos.

Entre os meses de fevereiro e junho, 30 novos profissionais se credenciaram voluntariamente, totalizando 431 credenciados, e duas novas instituições firmaram parcerias.

Houve um aumento de 220 inscritos no canal do YouTube, atingindo um total de 3.120, e a conta do Instagram teve um ganhou 129 seguidores, totalizando 1.515. Foram arrecadados 62 litros de leite para fins beneficentes.

Desde 2017, a Escola do Legislativo realizou 428 atividades e 576 encontros, com 22.411 inscritos, 21.138 participantes e arrecadação de 2.802 litros de leite.

Visando promover a aproximação da população com o poder público através da difusão de conhecimentos com a promoção de cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação e capacitação do cidadão, a Escola do Legislativo foi criada nos termos do decreto legislativo núm. 63/14 e implementada em 2017.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Conselho da Escola — O decreto 69/2018 atualizou a estrutura da Escola do Legislativo de Piracicaba com a criação de um Conselho Administrativo, Acadêmico e Pedagógico. Desde 2023, o conselho administrativo é composto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor; a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo a Cidade é Sua, coordenadora; os professores Heliani Berlato (Esalq/USP) e Josué Adam Lazier (Unimep), o vereador Josef Borges (Solidariedade) e o servidor Bruno Didoné, conselheiros da Escola; e Érica Aparecida Cruz Dinis, secretária.

 

Publicidade