Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Encontro do Clube Poliglota Piracicaba será neste sábado

Grupo promoveu encontro temático na Estação da Paulista, Arraial Poliglota fez sucesso e reuniu praticantes no prédio centenário_04

Para participar do CPP não é preciso se inscrever ou pagar qualquer taxa

 

O Clube Poliglota Piracicaba (CPP) realiza neste sábado (01), mais um encontro na padaria B´lém (Unidade Centro), a partir das 16h. Agora mais cedo, o encontro é uma forma de aproveitar o sol da tarde, o quintal com as jabuticabeiras, a luz natural e, será um encontro ainda mais especial para todos, já que é a primeira vez no quintal da padaria que tem esta proposta de “casa de vó”, com o charme dos quintais arborizados, o aconchego e a boa prosa em torno da mesa e com um bom café.

Para participar da prática de idiomas não é necessário realizar inscrição e não há cobrança de taxas, não é preciso ser fluente em idiomas, basta estar interessado em começar a praticar um idioma para se integrar ao Clube. As ilhas são segmentadas por idiomas e, cada uma tem um ou mais coordenadores que dão suporte aos participantes. Na Padaria Blém, o consumo não é obrigatório, aqueles que consumirem terão 10% de desconto nos produtos.

Por meio de dinâmicas, os recepcionistas de cada ilha idiomática, induzem seus colegas a destravarem e, perderem a timidez. As atividades incluem perguntas simples, jogos que sugerem palavras para que o participante construa uma frase, imagens que devem remeter a uma cena do cotidiano que o integrante deve descrever, ou mesmo, uma conversa que surge de uma curiosidade. E, neste final de semana, a professora de francês e coordenadora da ilha de francês, Carolina Scalise, promete novidades, “preparamos várias dinâmicas, jogos e atividades para que todos possam praticar os idiomas de uma forma leve e descontraída”, comemora Carolina.

O último encontro do CPP aconteceu há quinze dias atrás na Estação da Paulista e reuniu mais de sessenta pessoas, que praticaram inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Para o professor de inglês, Rômulo Trindade Paiva, 28 anos, “participar desde o primeiro encontro tem sido enriquecedor, geralmente eu me integro na ilha de francês, pois busco aprender mais, praticar um idioma diferente do que eu ministro em sala de aula, a fim de ter mais fluência e facilidade de me comunicar. Gosto dos encontros do CPP porque são dinâmicos, leves e proporcionam uma experiência distinta da que eu vivencio em sala de aula, posso aprender com as outras pessoas, conhecer a dinâmica de outros professores e trocar informações e experiências, vale muito a pena fazer parte”, conta Rômulo.

Os encontros promovem ainda experiências para nativos de outros idiomas que moram em Piracicaba, como a francesa, professora do seu idioma nativo, Myriam Maurice, 61 anos, que mora em Piracicaba há mais vinte anos, participa dos encontros juntamente com seu esposo Antônio, “estou participando desde o ano passado dos encontros do CPP, a iniciativa é muito importante para que o aluno que aprende um idioma em sala de aula possa ir além do que é ensinado, já que as atividades do Clube podem potencializar o aprendizado. Os encontros proporcionam situações inesperadas, é preciso participar, de fato, dar respostas, fazer perguntas, temos atividades lúdicas, divertidas. E, todos estão ali no mesmo nível, sem medo, sem a timidez que impede, por vezes, de irmos além. Eu gosto de estar ali, conheço outros grupos de outros idiomas e, ajudo a destravar o francês dando dicas, é um grande prazer estar nos encontros”, resume Myriam.

PRIMEIRO ENCONTRO – O Clube Poliglota Piracicaba nasceu de uma iniciativa de um grupo de amigos que esteve em um encontrão promovido pelos Clubes Poliglotas de Sorocaba e Campinas, os integrantes vierem para Piracicaba para conhecerem a cidade e praticarem os idiomas. A partir do dia 20/11/2022, começaria a nascer o Clube Poliglota Piracicaba. O primeiro encontro do CPP, aconteceu na escola de idiomas, D´Accord, aí vieram as parcerias e o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba (SEMAC), Padaria Blém, Escola de Francês D´Accord, Teacher Sacchi Idiomas e outros apoiadores que têm contribuído com materiais, café e outros insumos, além de todos que participam, divulgam e tornam o CPP uma iniciativa positiva para Piracicaba e toda a região.

CLUBE POLIGLOTA PIRACICABA – Os encontros acontecem sempre aos sábados, todo terceiro sábado de cada mês, o Clube se reúne na Estação da Paulista e nos primeiros sábados, o grupo está na padaria B´lém, a partir das 16h.

————————