Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Perspectivas Safra 2023/2024: uma safra mais açucareira

safra-perspectivas-2023-2024

A Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPI traz um panorama sobre a safra e as perspectivas dos valores do ATR

Quais são as expectativas de produção para a safra 2023/2024?

As perspectivas são de uma safra melhor. Tudo indica até 10% acima da safra passada. No Centro Sul estima-se que chegue próximo a 600 milhões de toneladas de cana.

As chuvas expressivas desse ano ajudarão ou prejudicarão as lavouras de cana na região de Piracicaba?

As chuvas ajudam na produção, se tem mais chuva, melhora a produção. Já em relação ao ATR (Açúcar Total Recuperável) a tendência é ser menor. Os últimos dois anos tivemos secas expressivas, com isso a quantidade do ATR foi bem acima da média histórica. Provavelmente na safra 2023/2024 a tendência é de cair a quantidade do ATR, devido a muita chuva.

Quais são as perspectivas para o preço do açúcar e do etanol no mercado interno na safra de cana 2023?

Teremos uma safra mais açucareira. A tendência de mercado é que o preço álcool seja menor, mas ainda vai depender muito da metodologia que a Petrobras vai utilizar. Já o preço do açúcar continua firme, devido aos valores do mercado interno e internacional, por isso uma safra mais açucareira.

Quais são as expectativas de exportações de açúcar e etanol em 2023?

Com relação a exportação de açúcar nós vimos que o mercado já fechou várias cotações de açúcar. As exportações devem ser maiores.

Sobre as conjunturas internacionais e o preço do dólar no Brasil: como está o preço dos insumos em relação aos anos anteriores?

O dólar recuou e isso ajuda a manter os preços menores. Em relação aos preços dos insumos nós estamos vendo uma queda bem acentuada em relação ao ano passado. Nesse momento está bem melhor para comprar insumos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos produtores de cana-de-açúcar na região e no Brasil?

Com o bom preço do açúcar, as expectativas são positivas. A previsão é que o valor de fechamento dessa safra será maior do que a safra do ano anterior que foi R$ 1,17.

Quais são as novidades tecnológicas que podem ser aplicadas na produção de cana-de-açúcar na safra de 2023?

As novidades tecnológicas vêm de vários anos. Hoje a maior novidade que vem sendo difundida é a aplicação de herbicida com drone. Isso ajuda muito na aplicação de grandes, médias e pequenas áreas, uma evolução que veio para ficar. Os tratores também ajudam com toda tecnologia de GPS, o que facilita o mapeamento de trabalho, reduz custos e aumenta produtividade. Inclusive esse mapeamento que foi usado com o trator na sulcação, pode ser transferido para a colhedora de cana, isso ajuda muito para diminuir o pisoteio no canavial.

Quais são os investimentos previstos para o setor de produção de cana-de-açúcar na região de Piracicaba?

Com relação aos investimentos esse é um ano mais cauteloso na área agrícola. A taxa de juros está alta. A linha de crédito está mais difícil, com juros de 17% ao ano, isso dificulta produtor conseguir linha de crédito, tanto para compra de maquinários, como de insumos. Acredito que teremos maior produção, redução nos preços de insumos e isso ajuda no fechamento da conta. Uma safra mais açucareira, devido ao preço. Porém precisamos de linhas de créditos com juros mais justos.

Publicidade