Com projeto assinado pelos arquitetos Fernanda Castilho, Ivan Cassola e Rafael Haiashida, sócios do C2H.a Arquitetura, a Casa Atenas está localizada em Alphaville – São Paulo e foi pensada para ser um refúgio contemporâneo com ambientes integrados, abundante entrada de luz, ventilação natural e um paisagismo com exuberante vegetação tropical.
De fora para dentro, é na fachada que está um dos grandes destaques do projeto, os brises. Além de serem um elemento estético, trazendo movimento e contraste, eles funcionam como uma veneziana para as portas balcão dos quartos, localizados no segundo pavimento
O projeto foi setorizado a partir dos usos, integrando a área social à área de lazer – composta por piscina e jardim -, deixando os espaços mais íntimos com maior privacidade em relação à rua. Conta ainda com três entradas, sendo uma principal pelo jardim e vista do fundo do terreno (para receber convidados), outra secundária, com acesso pela garagem para uso diário, e uma terceira entrada de serviço.
No pavimento térreo, a sala de jantar dialoga com a cozinha gourmet e com a varanda externa, e pode ser facilmente integrada à sala de estar, tornando o uso mais dinâmico para a família e mais inteligente em dias de receber os amigos para diversos tipos de eventos, desde os informais, onde a cozinha gourmet pode ser utilizada, a eventos mais formais, com a cozinha interna sendo utilizada.
Neste andar está também a brinquedoteca (na extensão da varanda), pensada para que as crianças pudessem brincar à vista dos pais. Já o home office foi projetado para levar privacidade aos moradores e ganhou uma bela vista externa da casa.
Na área da piscina uma pequena prainha com um deck de madeira recebe os futons e espreguiçadeiras nos dias de sol, enquanto o paisagismo se mistura à piscina permeando-a em suas laterais.
Com o objetivo de fortalecer essa integração, o desenho expandiu a varanda para que ela acompanhasse o formato em L da casa e foi fixado um pergolado metálico com brises de madeira e fechamento em vidro.
Para acessar o segundo pavimento, foi projetada uma escada com uma viga central de concreto com degraus em chapa metálica. Além disso, a escada é envolvida com uma série de janelas para permitir maior entrada de luz natural.
Neste andar, a fim de aproveitar a vista do fundo do terreno, os arquitetos localizaram a suíte master na ponta da casa, e um porcelanato marmorizado reveste o banheiro da suíte, que conta com uma grande janela que emoldura a bela vista da mangueira presente no jardim da casa.
Economia e sustentabilidade não ficaram de fora da arquitetura do projeto com a captação e reuso de água pluvial para a rega do jardim, além da climatização da piscina por meio da energia solar e utilização da energia fotovoltaica.