Maior evento de solidariedade de Piracicaba, a Festa das Nações chega a sua 38ª edição entre os dias 17 e 25 maio. Com o propósito arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes, é um momento de reunir as famílias e os amigos em torno de cardápios temáticos, apresentações artísticas e muitas atrações. Tradição no calendário de Piracicaba e região, a Festa das Nações é uma dica de passeio para todas as idades e paladares. Neste ano, 18 barracas oferecerão delícias de várias nações. E o Café Morro Grande será novamente apoiador das barracas Suíça-Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs (antiga Café das Nações) e Italiana-Casa do Bom Menino, desafio que a entidade assumiu no ano passado.
De acordo com a gerente de Marketing do Café Morro Grande, Lia Lima Gatti Höfling, a participação como apoiador começou há 23 anos, como parceiros da Escola de Mães, no Café das Nações. “Construímos uma história juntos. Hoje fornecemos todo o café, estrutura, promotora e nos envolvemos no planejamento da barraca. Doamos 100% como cortesia porque respeitamos demais o trabalho da Escola de Mães. É uma ajuda gratificante para nossa empresa. Eles realizam um trabalho lindo de apoio as mães carentes”.
Lia comenta que o apoio à barraca Italiana é mais recente assim como o desafio que os voluntários da Casa do Bom Menino assumiram no ano passado, juntamente com a administração do estacionamento. A Barraca Itália é uma das mais tradicionais da Festa das Nações. Desde 2022, está sob o comando da Casa do Bom Menino. “O Café Morro Grande sempre apoiou a Casa do Bom Menino de diversas formas. Especificamente na barraca será a primeira vez porque a entidade assumiu no ano passado. Também conhecemos o esforço e a dedicação de todos que atuam na Casa do Bom Menino ao longo de sua história no apoio a crianças em situação de vulnerabilidade. As expectativas são muito positivas. Estamos felizes em também colaborar com a barraca Italiana”.
Barraca Suíça – Escola de Mães
Durante muitos anos, a Escola de Mães manteve o Café das Nações na Festa das Nações, com o apoio do Café Morro Grande. Desde 2022 adotou a bandeira da Suíça, com pratos sofisticados e saborosos. De acordo com Silvana Cobra Silveira Henriques, presidente da entidade, em parceria com a Cozinha Fassbier, a barraca Suíça oferece no cardápio: queijos variados com pães; stinco de cordeiro com molho de hortelã; risoto com queijo parmesão; filé mignon ao molho roti, risoto com queijo parmesão; fondue de queijos, acompanhados de pães e legumes variados; e batata rosti. Para a sobremesa: sorvete de café com calda de chocolate; bolos; doces diversos; sorvete de café; fondue de chocolate branco e escuro com frutas da época; e crepe suíço.
Um dos diferenciais da barraca é o café passado na hora, na mesa do cliente, no coador de pano, além do tradicional expresso. A barraca Suíça contará com shows de Júlia Simões (quarta-feira); Patrícia Ribeiro (quinta-feira); e Rafael Zazá e Alê Antunes (sexta-feira). Confira o cardápio completo no site: https://festadasnacoes.org.br/cardapio/suica/
Sobre a Escola de Mães
A Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs foi fundada em 1939, pela professora Branca Motta de Toledo Sachs. Em 2000, o Lions Clube Leste Piracicaba passou a ser o principal mantenedor da entidade, utilizando as instalações da Instituição como sede para suas reuniões e encontros.
A entidade realiza mensalmente um encontro para as mães, amigos e familiares, com palestras ministradas por profissionais, abordando temas relacionados a gravidez, saúde e educação. Além disso, conta com o serviço de uma assistente social e de alguns profissionais da área de saúde, sendo dois ginecologistas e dois pediatras, que realizam um trabalho voluntário.
O atendimento médico ocorre mensalmente e em sua última consulta as mães recebem da Instituição um enxoval completo. Além disso, caso haja alguma dificuldade na amamentação, são doadas, por mês, quatro latas de leite em pó. Essa ajuda se mantém até a criança completar dois anos de idade.
Atualmente, a Escola de Mães atende 45 crianças e 17 gestantes, sendo mantida com renda arrecadada pelo tradicional bingo (organizado pelas voluntárias), por doações mensais e pelo seu mantenedor. “A barraca Suíça na Festa das Nações colabora nas despesas do ano, para darmos continuidade ao nosso projeto de assistência à saúde e alimentar para gestantes, proporcionando um crescimento saudável aos bebês até 2 anos de idade”, relata Silvana.
Barraca Italiana – Casa do Bom Menino
A culinária italiana é uma das mais conhecidas e admiradas no mundo. A Casa do Bom Menino definiu um cardápio bastante variado para a 38ª Festa das Nações, com entradas, massas, molhos, chope, carta de vinhos italianos e brasileiros. O espaço contará com música ao vivo.
Assinado pelos chefs Ronda e Evaldo Fratello, no cardápio estão os pratos sorrentino (alho poró e bacon / damasco e queijo brie); ravioli (ossobuco / figo turco e brie); fettuccini (molhos: pomodoro, besciamella ou ragú alla bolognese); gnocchi patata (molhos: pomodoro, besciamella ou ragú alla bolognese); risi cremoso; riso alla zucca; riso bianco cremoso; além dos pratos principais: porchetta; spalla di agnello con patate; polenta al ragú alla bolognese. Já para a sobremesa, as opções são tiramisú e sorvete frito. Quem quiser comprar antecipadamente deve fazer contato pelo número: (19) 9.9123-0225. Quem passar pela barraca também poderá degustar o tradicional expresso do Café Morro Grande. O cardápio completo está disponível no site do evento: https://festadasnacoes.org.br/cardapio/italia/
Sobre a Casa do Bom Menino
A Casa do Bom Menino integra a Festa das Nações desde 2009, primeiramente cuidando do Estacionamento Oficial do evento e, a partir de 2022, com a barraca Italiana.
A entidade realiza um serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social e que são encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude por estarem afastados do convívio familiar – famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
A Casa do Bom Menino foi fundada em novembro de 1962. Atualmente, administra 8 unidades de acolhimento na modalidade Casa Lar, onde o serviço é oferecido em uma unidade residencial, no qual um educador residente presta cuidados a um grupo de até 10 crianças e adolescentes. O educador residente participa ativamente das decisões, onde gera uma rotina “doméstica” na qual as crianças e adolescentes tomam parte das decisões acerca da rotina da casa, de modo que os mesmos reconheçam-se como parte integrante do grupo, com direitos e deveres.
Já o Centro Educacional Infantil acolhe crianças de 0 a 12 anos, e o Acolhimento Emergencial disponibiliza 6 vagas. Deste modo, ao todo são 106 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
De acordo com Lana Costa, captadora de recursos da Casa do Bom Menino, eventos, patrocínios e apoios são essenciais para manter o bom funcionamento da entidade. “As parcerias são vitais, sem elas nós todas sucumbiríamos. Nós temos ajuda das três esferas do governo, mas mesmo assim fica muito aquém de suprir todas as nossas necessidades. Por isso, a importância dessas parcerias entre empresas, empresários e as entidades”, comentou sobre a relação com o Café Morro Grande.
Sobre a Festa das Nações
A Festa das Nações tem sido o maior evento filantrópico, cultural e gastronômico da região de Piracicaba. Acontece todos os anos no Parque Engenho Central e faz parte do calendário turístico oficial do município. Cerca de 22 entidades são beneficiadas. A realização é da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e a promoção da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). Esta edição marca também 40 anos de Festa das Nações – durante 2020 e 2021 o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19.
Em 2022, a festa reuniu cerca de 80 mil pessoas, incluindo pagantes, voluntários e convidados, durante os cinco dias de duração do evento. A programação bateu recorde de arrecadação, com mais de R$ 2.4 milhões. É um evento anual que mobiliza cerca de 5 mil voluntários, todos com idade superior a 18 anos. O compromisso é não incentivar nenhuma forma de trabalho infantil, garantindo assim a integridade e o respeito pelos direitos das crianças.
Os cinco dias da Festa são abertos ao público em geral e não é necessário comprar convites para jantares fechados para participar do evento. No entanto, algumas barracas oferecem a opção de comprar jantares antecipadamente, especialmente para a quarta e quinta-feira.
É possível comprar ingressos antecipadamente por meio do site oficial da Festa das Nações de Piracicaba, https://www.santocartao.com.br/38-festa-das-nacoes
Barracas
- África do Sul
- Alemanha
- Áustria
- Brasil 1
- Brasil 2
- Córeia do Sul
- Espanha
- Estados Unidos
- Holanda
- Itália
- México
- Moçambique
- Nações Árabes
- Nova Zelândia
- Portugal
- Reino Unido
- República do Congo
- Suíça
Serviço
38ª Festa das Nações de Piracicaba
De 17 a 21 de maio, no Parque Engenho Central (av. Maurice Allain, 454)
Site: www.festadasnações.org.br
Facebook: festadasnacoesdepiracicaba
Instagram: festadasnacoesdepiracicaba