O livro Piracartum, que foi o selecionado entre os projetos Proac Municipal 2018, é um dos finalistas na categoria livro teórico do Troféu HQMix 2019. A notícia foi divulgada ontem no site do prêmio.
Sob a coordenação dos professores Adolpho Queiroz e Vitor Kraide, do jornalista Edson Rontani e da designer gráfica Maria Luziano, o livro reuniu as várias gerações de cartunistas que atuaram na imprensa local desde 1940 até o presente. Os cartunistas tiveram suas obras analisadas por jornalistas e pesquisadores nacionais, que verificaram as peculiaridades de cada autor.
O livro teve uma edição de mil exemplares e foi lançado na II Feira de Quadrinhos, realizada em paralelo ao Salão de Humor do ano passado. Ele figura entre obras selecionadas do Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, que integram os 10 indicados. Destes sairá o vencedor na categoria livro teórico.
Para um dos coordenadores do projeto, o presidente da AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor), professor Adolpho Queiroz, “é mais uma vitória deste grandioso projeto que é o Salão de Humor de Piracicaba. Em tempos nos quais imprensa vira as costas para o humor gráfico e demite os seus cartunistas, nosso livro mostra que a dignidade do humor gráfico e dos seus profissionais precisa ser respeitada”.
Os vencedores nas várias categorias do HQMix, a mais importante premiação do humor gráfico no Brasil, devem ser anunciada no mês de setembro.