Desde 2018

⭐ Piracicaba, 16 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Atitudes que te levam ao fracasso: aprenda a se livrar delas

Atitudes que levam ao fracasso

Mais de 90% dos seus problemas na grande maioria das vezes é por uma questão em que você mesmo se colocou consciente ou inconscientemente

O sentimento constante de fracasso pode afetar a saúde e o bem-estar e te impedir de alcançar seus desejos. Porém, deixar de cultivar esses pensamentos, não significa obrigar-se a ser bem-sucedido em tudo da noite para o dia. O segredo é aprender a dominar a mente – mudar o foco de forma otimista e ter atitudes positivas ajudará cuidar mais e melhor da sua saúde física e mental.

A terapeuta e especialista em treinamento comportamental, Madalena Feliciano, cita atitudes que levam ao fracasso e o que você pode fazer para se livrar dessa negatividade.

Reclamar de tudo

É cientificamente comprovado que quando reclamamos demais, a estrutura do nosso cérebro é alterada, o deixando ainda mais propenso a criar pensamentos negativos.

Estudos explicam que isso acontece porque as informações passam de um neurônio para o outro através das sinapses. A fenda sináptica é que separa essas sinapses, e toda vez que um pensamento ocorre, a sinapse libera uma substância química através de uma ponte. Isso vai formando um círculo vicioso e quantos mais pensamentos ruins e negativos você tiver, mais fácil será para a mente transportá-los.

Como é algo tão comum no nosso cotidiano, reclamar se tornou um hábito, como escovar os dentes, por exemplo. É só mais uma tarefa para executar no dia a dia, e por isso é tão difícil se desvencilhar.

Madalena Feliciano explica que, além de tudo, reclamar excessivamente aumenta a raiva e os sentimentos negativos, e isso libera o cortisol — também conhecido como hormônio do estresse.

Mas o que fazer para não reclamar tanto?

Quando estiver em uma situação em que costuma reclamar, reflita: É necessário? Vou me sentir melhor entoando externa e internamente essa frase cheia de negatividade? Depois disso, respire fundo diversas vezes, até essa ‘necessidade’ de verbalizar a reclamação ir embora.

Substitua as frases negativas por afirmações positivas, por exemplo: “Estou cansada”, afirme fortemente: “Estou cheia de energia” e sinta isso com toda sua força, indica a especialista. Pratique em todos pensamentos e frases negativas e monitore sua evolução. Agindo desta forma, os pensamentos negativos diminuíram gradativamente.

Não agradecer o que tem

Não exercer o sentimento de gratidão pelo que já temos e conquistamos, gera um círculo vicioso de pensamentos negativos que pode levar a procrastinação, te impedindo de levar a frente coisas que deseja realizar.

Toda vez que nos sentimos gratos, nosso nível de dopamina aumenta, um neurotransmissor de bem-estar, humor e prazer. Além disso, o sentimento de gratidão é capaz de nos tornar pessoas menos ansiosas, também traz mais otimismo, melhora a qualidade do sono, auxilia na disposição e ajuda a controlar o estresse.

Com esse hábito, com certeza muitas coisas ficarão mais leves, sua mente ficará mais repleta de pensamentos positivos e você será muito mais feliz.

Culpar os outros por seus problemas

Você sabia que mais de 90% dos seus problemas na grande maioria das vezes é por uma questão em que você mesmo se colocou consciente ou inconscientemente?

Quando culpamos os outros por nossos problemas, evitamos e fugimos das responsabilidades pelos nossos atos e erros. No final, isso só leva a relações falsas com os demais, criando um obstáculo para o crescimento pessoal.

Um antídoto para essa tendência de culpar os outros é a humildade. Ao contrário do que muitos acreditam, aprender a assumir a responsabilidade pelas consequências de suas ações e erros apenas fortalece e promove sua evolução como indivíduo.” comenta Madalena Feliciano.

Procrastinação e falta de persistência

O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes. A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse, ansiedade, desmotivação, culpa e falta de autoconfiança.

A especialista cita algumas dicas para você evitar a procrastinação:

Pare de começar o dia procrastinando. Você costuma sempre apertar o botão de soneca do despertador e quando se deu conta, 5 minutinhos viraram 30 minutos? Se tiver o trabalho ou algum outro compromisso logo pela manhã, vai sair de casa com pressa, culpa e sono.

Uma dica de ouro é obrigar-se a levantar logo que o despertador tocar e começar o dia arrumando a cama. Fazer isso todas as manhãs traz uma sensação de orgulho por realizar a primeira tarefa do dia. Essa sensação será o gás que você precisa para realizar todos os seus outros compromissos;

  • Determine objetivos e crie uma lista de tarefas. Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir, podemos acabar indo para qualquer lugar ou até mesmo ficar estagnados, procrastinando.
  • Tenha foco e realize uma coisa de cada vez.
  • Busque gerenciar melhor o seu tempo entre compromissos e atividades de lazer, ambos são necessários para um bom equilíbrio físico e mental.
  • Desenvolva autoconhecimento e gerencie suas emoções. Aprender a lidar com seus sentimentos, especialmente os negativos, também é importante para superar a procrastinação. Por vezes, nossas emoções jogam contra nós. O medo e a culpa, por exemplo, tendem a nos fazer desistir de projetos ou atrasá-los. Aprenda a não só identificar as emoções que fazem mal como, também, a gerenciá-las.

O mundo é volátil. Os negócios mudam, padrões de consumo estão em constante transformação e, por isso, trabalhe para não manter uma mente estagnada e acabar deixando passar grandes oportunidades.” finaliza Madalena Feliciano.