A opção mais saudável é a pipoca de panela, que mantém os nutrientes do milho após o preparo
No Brasil, o Dia da Pipoca é celebrado em março. O alimento é bastante consumido pelas pessoas, inclusive quando estão assistindo a um filme ou uma série. Apesar de ser vista como um petisco simples e prático, a pipoca oferece uma diversidade de benefícios para a saúde.
Esse alimento é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B, magnésio e manganês. Sendo assim, ele atua contra os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e oxidação de colesterol. A pipoca ainda causa uma sensação de saciedade e auxilia no funcionamento do sistema digestivo”, Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
Apesar desses benefícios, a pipoca não deve ser vista como uma refeição, nem consumida em grande quantidade.
Ela se torna mais saudável quando não é utilizado muito sal, açúcar, manteiga ou adicionais, no caso do sabor doce, no seu preparo. Também evite usar óleo”, acrescenta a nutricionista Fabiana.
Há diversas opções de sabores para escolher no momento do preparo da pipoca caseira. Ela pode ser feita com sal, manteiga, chocolate, leite ninho, caramelo, canela ou ter leite condensado como cobertura. Sempre opte pela pipoca de panela, pois a de micro-ondas contém muito sal e produtos químicos para manter o sabor da comida.