Texto: Fernando Fray
Para encerrar a primeira quinzena de fevereiro em grande estilo, tivemos a Semana de Moda em Nova York, que ocorreu entres os dias 10 e 15 de fevereiro, em vários pontos de um dos maiores centros comerciais do mundo.
Conduzindo a temporada de Inverno Ready-to-wear, o calendário de programação chamou atenção pela pouca presença de grandes nomes e, em contrapartida, atraiu os olhares do público a novos criadores, além de eventos imersivos e virtuais que completaram a headline.
O grande ato de abertura ficou por conta da renomada marca Rodarte, que utilizou de um cenário mágico para revelar o tema principal da coleção: as fadas. E se tratando de Laura e Kate Mulleavy, as responsáveis por trás das criações, estava claro que as características comumente atribuídas a estes seres mitológicos receberiam uma nova roupagem. O visual gótico trazia a beleza da escuridão em vestidos glamourosos. Mangas sino e uma silhueta linear expressavam a dramaticidade em cada composição. Aplicações florais e lantejoulas que enfeitavam peças esvoaçantes foram algumas das técnicas escolhidas como forma de impactar os espectadores.
O Brasil também marcou presença no evento não somente através das modelos. Patrícia Bonaldi apresentou pela quarta vez sua PatBo, resgatando a nostalgia das décadas de 1990 e 2000. Seu trabalho em parceria com as bordadeiras de Uberlândia retratavam a beleza do trabalho manual em meio a sensualidade presente nos recortes. A marca, que vem trabalhando no processo de internacionalização, engloba atualmente 250 pontos de venda em mais de 25 países ao redor do mundo, e sua apresentação em um evento tão prestigiado é, com certeza, algo muito positivo para ela.
Foto: Isidore Montag/Gorunway.com
E por fim, quando o assunto é referência, a label Altuzarra se destaca. Estampas botânicas, bordados e a técnica manual de tie-dye adornavam shapes volumosos e também mais colados. A inspiração central foi o livro “Mitos Gregos Recontados”, escrito por Charlotte Higgins, que sugere uma perspectiva feminina como releitura dos clássicos.
Foto: Daniele Oberrauch/Gorunway.com
A exuberância foi um dos pontos altos de Carolina Herrera. Wes Gordon, diretor criativo à frente da marca, apostou em saias volumosas, silhuetas marcadas na parte de cima e a presença da combinação de cores nas composições que fluiam harmoniosamente na passarela. Os motivos propostos por ele foram o floral e as listras, assim como as aplicações e os laços grandes presentes em grande parte dos looks.
Foto: Launchmetrics Spotlight