Grupo, criado em homenagem à ovelha Salomé, mascote de uma extinta república de estudantes na cidade
O Bloco da Salomé abriu na tarde neste sábado (04), o desfile de rua de blocos carnavalescos 2023 em Piracicaba, e contou com o da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A concentração na praça ao final da rua dos Cravos, no bairro Nova Piracicaba, segundo pela avenida Cruzeiro do Sul.
Com músicas carnavalescas e marchinhas o desfile reuniu cerca de 600 foliões entre crianças, jovens e adultos.
O Bloco da Salomé, criado em 2016, desfila este ano com o tema A Casa Caiu, Mas a Mé esta de Pé, que faz referência, em tom de brincadeira, à demolição da República Pocilga, onde o bloco foi criado por um grupo de amigos que eram estudantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
O grupo que deu início ao Bloco da Salomé é formado por amigos que se conheceram na República Pocilga, onde vivia a ovelha Salomé, a mascote do espaço, que já faleceu. “O bloco foi crescendo com apoio de vizinhos, familiares, amigos de amigos. O Bloco da Salomé existe, em primeiro lugar, como um evento para celebrar a amizade”, destaca outra organizadora, Luciane Blumer.
O desfile de blocos carnavalescos em Piracicaba deste ano é em homenagem a Roberto Crivelari, grande entusiasta do Carnaval de rua na cidade e que faleceu em junho de 2022, aos 67 anos. Por mais de 30 anos ele dialogou com lideranças carnavalescas de outras cidades e estados, além de participar ativamente de atividades relacionadas à festa em Piracicaba.
Como homenagem, Crivelari será lembrado em todos os desfiles de blocos carnavalescos, que começam neste sábado (04), com o Bloco da Salomé, e continuam até a terça-feira de Carnaval (21), com outros grupos que serão anunciados na próxima semana.
Fotos Mateus Medeiros