Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Cuidadores de pacientes com necessidades especiais: FOP atende

935f53728951bc3cb330c7ecdddd7991_M (1)

Preocupados com a qualidade de vida dos cuidadores de pessoas com necessidades especiais – portadores de paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down – o Orocentro da Faculdade de  Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, implanta novo projeto intitulado “Cuidar de quem cuida, promovendo saúde bucal”.

O atendimento odontológico aos pacientes com necessidades especiais é realizado no Orocentro há vários anos com participação de alunos da graduação, pós-graduação, dentistas e professores. Durante este período foram realizados alguns estudos e observado que as mães são as principais cuidadoras e responsáveis por levar seus filhos para a faculdade. Parte destes resultados foram relatados na tese de mestrado da aluna Tamiris Christensen Bueno. Além disso, em muitos casos, a tarefa do cuidado com o filho recai exclusivamente sobre a mãe. Estes motivos levaram a equipe do Orocentro para um novo olhar para esse público. Pensando nas mães que têm dedicação exclusiva às crianças e terem pouca disponibilidade de irem ao dentista, o Orocentro está oferencendo tratamento odontológico para o cuidador. Para facilitar a adesão ao tratamento, os atendimentos da criança e do cuidador são realizados concomitantemente.

O Orocentro tornou-se referência em diagnóstico e tratamento de pacientes com lesões bucais para Piracicaba e região. Além desta atividade, o Orocentro oferece o atendimento odontológico para os pacientes com necessidades especiais, como pacientes oncológicos, portadores de doenças infectocontagiosas, como HIV e hepatites virais. O tratamento odontológico é convencional e inclui os principais procedimentos como limpeza e tratamento periodontal, restaurações, extrações e próteses. Quando os pacientes não permitem atendimento ambulatorial com anestesia local, eles são atendidos pela mesma equipe em ambiente hospitalar sob anestesia geral no Hospital Regional de Piracicaba ou Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba. Todos os pacientes, após o término do tratamento, são acompanhados trimestralmente, sendo um trabalho contínuo. A área é coordenada pelo professor Márcio Ajudarte Lopes e tem também participação do Prof. Alan Roger dos Santos Silva, Dr. Rogério de Andrade Elias e Dra. Maria Lucia Pereira Andrade Elias.

De acordo com a cirurgiã dentista Mirlena Mansur, dentista voluntária da área, foi realizado um levantamento para saber a rotina das famílias e quais são as reais necessidades do cuidador, que inclui alimentação e cuidado com a higienização bucal. “Procuramos saber como a família cuida da criança e não ficamos restritos apenas ao tratamento odontológico. Se o familiar cuida bem da própria saúde, consequentemente, transfere esse cuidado para o filho. Procuramos ensinar o paciente a ter uma disciplina alimentar e uma dieta equilibrada. Gostaríamos de ajudar essas pessoas que não conseguem ir ao dentista, seja por falta de tempo ou por situação econômica”, explica.

Para os cuidadores, os procedimentos que não forem possíveis de serem realizados no Orocentro, serão encaminhamos para uma área especializada da Faculdade. Para esse público o tratamento é realizado toda quarta-feira.

Publicidade