Lar de homem que ama viajar ganha espaços integrados e, com o uso de vidro anodizado, a claridade entra nos ambientes menos iluminados
Concebido em 1962, pelo arquiteto João Artacho Jurado, o Edifício Saint Honorè, na Paulista, em São Paulo, chama a atenção por suas grandes varandas com elementos em concreto com desenho único e uma ampla vista. Para a concepção de um novo lar para um homem que traz no seu repertório de referências alguns dos melhores hotéis do mundo, o Um Design Studio realizou um projeto arquitetônico e de interiores reformulando um novo layout com iluminação natural, fluidez e diferentes tonalidades de verde – seguindo um estudo cromático que norteou o projeto como um todo, inclusive o mobiliário.
A primeira solução para o apartamento foi transformar o quarto ao lado da suíte principal, que possui uma grande janela, em um home office separando-os por esquadrias com vidro anodizado que trazem fluidez e iluminação natural à suíte. Este novo espaço foi mobiliado para que pudesse ser utilizado tanto para o trabalho, quanto como uma “mini sala” que serve a suíte principal.
Na planta do apartamento, os banheiros não possuíam uma conexão com a parte externa, por ter uma lavanderia entre eles. Deste modo, para trazer mais claridade a esses ambientes, foi aumentado o tamanho da janela do banheiro social e no banheiro da suíte principal foi instalada uma grande esquadria que vai do piso ao teto.
Outras reformas trouxeram maior fluidez e iluminação, como a substituição de uma parede entre a cozinha e a sala de jantar por esquadrias de vidro anodizado e a retirada de uma parte da circulação do acesso aos quartos que foram incorporados à sala de estar/tevê.
Os materiais de revestimento e decoração foram escolhidos para serem atemporais. No banheiro, o escritório aplicou na parede e no piso pastilha de cerâmica verde acinzentada fosca, uma bancada de mármore e luminárias e metais em latão.
Para a iluminação noturna, todas as luminárias de mesa e piso foram conectadas a tomadas acionadas por interruptores para facilitar seu uso.