Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Azeite faz bem para a saúde do coração

Azeite de Oliva Saúde e Coração

Considerado uma gordura boa, o alimento pode ser usado no tempero de saladas

O azeite é o óleo extraído da azeitona, que é o fruto da Oliveira, uma das árvores mais conhecidas e cultivadas do mundo. Esse alimento natural possui diversos benefícios para a saúde, sendo um dos principais a prevenção de doenças cardiovasculares. Existem diferentes versões de azeite presentes nos mercados, como o extravirgem, virgem, de oliva e refinado. Além de ser benéfico para o coração, ainda previne diabetes, protege o cérebro e retarda o envelhecimento.

Segundo a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, o azeite possui ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), Vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio, aminoácidos e propriedades antioxidantes.

Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), o consumo regular contribui para a diminuição do colesterol ruim e aumenta o bom. Isso previne o risco de doenças cardíacas. Além disso, é rico em polifenóis, que são compostos com ação antioxidantes”, explica.

Quando as taxas do sangue estão alteradas, existe a probabilidade de formação de placas de gordura que bloqueiam o fluxo sanguíneo e pode ocasionar infartos e AVC.

Um estudo recente com mais de 840 mil pessoas comprovou que o azeite era o único alimento fonte de gordura monoinsaturada que contribui com a redução do risco de AVCs e doenças cardíacas. A alimentação é sim o melhor remédio para prevenção”, enfatiza.

Na hora de comprar o produto, as pessoas devem optar pelos que possuem a embalagem mais escura.

Esse tipo de cuidado por parte do fabricante faz com que o produto mantenha concentrada as suas propriedades por mais tempo, evitando a oxidação do produto pela luz”, comenta Flávia.

Ainda de acordo com a nutricionista, o mais indicado de comprar é o do tipo extravirgem.

Ele tem sabor e aroma bem definidos. O do tipo virgem possui os mesmos benefícios, mas o alto teor de acidez resulta em gosto e aroma inferior, o que pode ser ruim para o paladar, já que o azeite é muito usado em temperos”, finaliza.

Publicidade