De acordo com a Prefeitura a coordenação de Urgências e Emergências manterá na UPA uma ambulância de suporte básico
A Prefeitura de Piracicaba anunciou na sexta-feira (28) que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nestor Longatto, na Vila Sônia, ficará fechada até as 6h desta segunda-feira (31). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo da interrupção do atendimento na UPA, iniciado às 6h deste sábado (29), é a falta de médico.
De acordo com a Prefeitura a coordenação de Urgências e Emergências manterá na UPA uma ambulância de suporte básico, para remoção de usuários de média gravidade que, pontualmente, possam precisar de cuidados em uma UPA mais próxima.
O não preenchimento de escalas médicas no s fins de semana tem sido recorrente. Nos últimos três fins de semana, a administração municipal suspendeu o atendimento pediátrico na UPA da Vila Rezende. A diferença é que para os demais atendimentos, a UPA permaneceu aberta. É a primeira vez que uma UPA ficará fechada durante todo o fim de semana.
Como a unidade ficará fechada, a Superintendência de Urgência e Emergência da SMS realizará a desinsetização e desratização. Este procedimento é realizado para controle de vetores transmissores de doenças, como ratos, baratas, piolhos de pombas, escorpiões, entre outros. O local receberá também manutenção com pintura e pequenos reparos internos, que nos dias de funcionamento normal não são possíveis de serem realizados.
Compra de plantões
A Secretaria Municipal de Saúde abriu na quinta-feira (27), processo de compra direta por meio do Edital nº 231/2022 para prestação de serviços especializados de atendimento médico junto ao departamento de Urgência e Emergência do município. O certame acontece até a próxima segunda-feira, 31/10. De acordo com a Pasta, a compra direta é necessária devido à dificuldade encontrada pela Secretaria em preencher as escalas médicas aos fins de semana, tendo em vista que a atual empresa não tem conseguido profissionais para completar as escalas.
Infelizmente, estamos com dificuldades em encontrar médicos para plantões aos finais de semana na cidade. A empresa que venceu a licitação para fazer a gestão dos plantões e escalas médicas atualmente não consegue fornecer equipe necessária para as unidades, mas já estamos com nova licitação em andamento para que isso se resolva o quanto antes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano.