Buscando a troca de experiências e novas ideias para implementarem na Rede Municipal de Educação de Piracicaba, parte da equipe de supervisão da Educação Infantil esteve nesta semana, visitando as estruturas do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), na cidade de Jundiaí.
A equipe piracicabana foi recebida pela diretora Cicera Escoura Bueno, a qual mostrou as estruturas e apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Centro na cidade.
Além disso, as supervisoras puderam visitar a exposição A Criança e a Imaginação da Matéria, com curadoria de Gandhy Piorski, que será um dos palestrantes da 14ª Edição da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.
O espaço e todo o acervo foram apresentados pela curadora Cleane Aparecida do Santos e são construídos por crianças de diversas regiões do país com materiais não estruturados e de longo alcance.
“As Escolas de Educação Infantil devem garantir a oportunidade de as crianças interagirem com os materiais não estruturados e de longo alcance para que possam desenvolver a sua criatividade, a inventividade, as curiosidades dentro das brincadeiras que acontecem no ambiente escolar”, destaca a supervisora Diva da Guia Freitas.
Gandhy Piorski é artista plástico, pesquisador das práticas da criança. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância, seus artefatos, brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.