“Construindo um futuro melhor”. Uma boa forma de resumir o Programa A União faz a Vida, segundo a supervisora de ensino da Rede Municipal de Educação, Viviane Cavalcante. Nesta semana, começou a capacitação de diretores, professores e auxiliares das escolas do município de Piracicaba, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Sicredi, que após um ano parado devido à pandemia, retorna com o projeto A União faz a Vida, que já possui 25 anos de história na educação, e que a 4 anos já é desenvolvido na rede municipal.
O projeto promove a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvem o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a Justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
Em 2022, o projeto retorna com a participação de 16 unidades escolares, onde cerca de 350 profissionais receberão as formações e mais de 3.500 alunos serão impactados pelo projeto.
“Foi realizada a oficina com os gestores em um momento de acolhimento, onde foram apresentados aos participantes, os princípios, valores e as etapas do projeto. Foi apresentado também o papel do gestor no Programa União Faz a Vida, além do planejamento das ações do programa em 2022”, disse a supervisora de ensino, Viviane Cavalcante.
Além das formações presenciais, o programa segue com acompanhamento por meio de um professor formador que mantém a assessoria contínua nas visitas às escolas atuando diretamente com os professores. Em todo esse processo estão envolvidos os supervisores, diretores, professores, crianças e seus familiares.
Com o slogan Juntos Podemos Transformar a Realidade Através da Educação, há quatro anos foi estabelecida a parceria com a Rede Municipal de Piracicaba. O projeto iniciou com 2 escolas em 2018, 7 escolas em 2019, 14 escolas em 2020 e 16 escolas em 2022.
As escolas municipais contempladas com o Programa A União Faz a Vida para o ano de 2022 são: Escola Municipal Prof.ª Anna Maria Fontabelli Avansi, Prof.º Antonio Domingos de Camargo, Antonio Rodrigues Domingues, Aparecido Carlos Guzzi, Deolinda Elias Cenedese, Prof.ª Eliana Rodella, Prof.º Doutor Elias Boaventura, Prof.º Haldumont Nobre Ferraz, Prof.º Hélio Casale Padovani, Prof.ª Irene Peron de Oliveira Dorta, Prof.ª Janaina Elaine de Castro, José Francisco Alves, Prof.ª Maria Conceição Polizel Mendes, Prof. Doutor Nélio Ferraz de Arruda, Osvladir Julio e Roberto Damas da Silva.