Desde 2018

⭐ Piracicaba, 10 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Secretárias e presidente do Fussp conhecem programa de segurança alimentar de São José do Rio Preto

Andréia Almeida, do Fussp, Vanderlei Sanches, presidente do CoopiHort, Nancy Thame, secretária Sema, Antonio Pedro, secretário de São José do Rio Preto e Euclidia Fioravante, secretária da Smads1

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, Antonio Pedro Pezzuto Júnior, esteve em Piracicaba na terça-feira (20), para falar sobre o programa Alimenta Rio Preto, enquanto política pública de segurança alimentar e nutricional. A experiência sobre a implementação do programa naquele município foi repassada a representantes das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (Sema), Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Saúde, Educação e Fundo Social de Solidariedade (Fussp) de Piracicaba.

Antonio Pedro começou a apresentação falando sobre a reorganização da Secretaria de Agricultura, com foco no abastecimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. “Iniciamos a ideia com um diagnóstico do município e identificamos uma grande oportunidade para atender a população e contribuir com o produtor local. Foi necessário um trabalho em conjunto, com alinhamento de diversos setores municipais, para que esse programa começasse a ganhar forma, em 2017”, contou.

O gestor explicou que o programa atende a cinco pilares, sendo: produção, agricultura familiar, abastecimento nutricional, alimentação escolar e sustentabilidade. “Como ferramenta de ação, transferimos várias divisões de alimentação alocadas em secretarias municipais, para um só programa ligado à Secretaria de Agricultura, que ficou responsável por gerir a logística, articular ações com produtores e fazer as compras. Toda essa mudança trouxe economia, eficiência, controle de compra, oportunidade para pequenos produtores e famílias assistidas integralmente, pois cada um desses departamentos passou a trabalhar de forma coletiva para um único resultado: o abastecimento nutricional da população”, disse.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, contou que está em articulação com professores da PUC e da Esalq para iniciar um estudo sobre indicadores de vulnerabilidade social na cidade. “Esses indicadores, enquanto dados estatísticos, contribuirão para o planejamento e a formulação de políticas sociais, com monitoramento das condições de vida e bem-estar da população. Isso nos ajudará muito no atendimento da população”, ressaltou.

Nancy Thame, secretária da Sema, explicou que a apresentação do Programa Alimenta foi essencial para ter uma melhor compreensão sobre sua abrangência e importância. Ter a oportunidade de entender, de forma prática, o funcionamento de todas as estratégias e objetivos do programa foi muito relevante para o fomento de novas ideias para Piracicaba e qual a melhor forma de implementá-las, levando em consideração a experiência de um município que está tendo êxito em sua execução.

A pretensão foi a de fortalecer o diálogo intersetorial visando a ação conjunta das secretarias que são fundamentais para as políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional no município. A apresentação deixou ainda mais clara a necessidade de uma unidade de trabalho forte e concisa, que atue conjuntamente para um mesmo objetivo: a segurança alimentar e nutricional, o apoio e incentivo ao agricultor local, além do estímulo à economia piracicabana”, ressaltou Nancy.

Participaram da reunião a secretária da Sema, Nancy Thame, da Smads, Euclidia Fioravante, a presidente do Fussp, Andréia Almeida, o presidente da CoopiHort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores), Vanderlei Sanches, e Maurício Perissinotto, presidente regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Márcia Cardoso, nutricionista da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição, da SMS, Elisa Coleone, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição, da SME, e os assessores Matheus Caracho Nunes, da Smads, Sarah Consolini e Natalia Gebrim Doria, da Sema.

Publicidade