Piracicaba Colorida, da Pichação ao Grafite é o tema da ação comunitária que acontece no sábado (17), das 9h às 16h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), unidade Vila Sônia, localizado na rua São Pedro, 152, Parque Piracicaba. O evento aberto à população é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Casa do Hip Hop, com apoio da Tupi Transportes e Serget.
O objetivo da ação é promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade. “Queremos, a partir desse movimento, incentivar o senso de pertencimento da comunidade”, explica a coordenadora do Cras Vila Sônia, Noemi Lopes.
A população poderá prestigiar atividades que envolvem grafite, com artistas da cidade, recreação, apresentação cultural do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) unidade Parque Orlanda, contação de histórias, distribuição de livros e roda de conversa com a Patrulha Maria da Penha, além dos serviços de saúde (antropometria – verificação de peso, altura e cálculo de ICM (Índice de Massa Corpórea), aferição da pressão arterial e orientações sobre hábitos saudáveis), divulgação dos serviços da Smads (Cras, Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Gerações e Equipe Volante), distribuição de material educativo sobre coleta seletiva e descarte de materiais, pipoca e algodão-doce.
Para a secretária da Pasta, Euclidia Fioravante, a ação visa o envolvimento da comunidade com os serviços prestados a ela. “Acredito que essas ações fazem parte do atendimento integral às famílias no território, uma vez que são voltadas a impulsionar as relações, fazendo com que as famílias participem e fortaleçam os vínculos comunitários e familiares”, explica.
A ação conta com apoio das secretarias municipais da Educação (SME), Saúde (SMS), Ação Cultural (Semac), Meio Ambiente (Sedema) e Guarda Civil Municipal.