Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Bairro Castelinho terá Pet Park

c480ec2e-1060-482c-bf67-a82f1c823b94

A parceria entre Associação de Moradores do Bairro Castelinho, prefeitura municipal, e Câmara Municipal através do mandato do vereador Gilmar Rotta (PP), foi o fundamental a idealização do primeiro Pet Park Comunitário de Piracicaba, que será entregue neste fim de semana, numa programação que vai reunir música, gastronomia e solidariedade.

Instalado na área de lazer do bairro, na rua Prof. Hildebrando Seixas Siqueira, 83, o espaço para os pets foi montado num antigo campo de futebol, cujas telas e alambrados foram recuperados, com total reaproveitamento de gradis, e toda infraestrutura foi custeada por patrocinadores e doada à associação. Com a entrega, a prefeitura receberá em doação todas as melhorias, assim como os brinquedos instalados na área.

Fabricio Bassa, presidente da associação de moradores, buscou a parceria do presidente licenciado da Câmara Municipal, Gilmar Rotta, com o objetivo de intermediar os trâmites necessários junto à prefeitura para que as melhorias fossem executadas com rapidez. Gilmar apresentou por vários anos a indicação para construção de um “Parcão”, onde as pessoas pudessem trazer seus pets para caminhada e brincadeiras. Achei que através dele, poderíamos somar forças e realizar este projeto”, disse Bassa.

Em dois meses, a associação e a Secretaria do Meio Ambiente, através do responsável pela pasta, Alex Salvaia, conseguiu mobilizar comerciantes e empresários para integrarem o projeto e a prepararem a infraestrutura da área para as obras. Foram feitos corte de mato, poda de árvores, ajustes elétricos e preservação de nascente. “O papel da Secretaria do Meio Ambiente e Câmara foram fundamentais para execução deste projeto que, esperamos, seja apenas um piloto para a cidade, e que outras associações e a prefeitura replicar pela cidade esta ideia”, torce Bassa.

Gilmar Rotta acredita que, com as mudanças que têm sido promovidas na cidade em relação à causa animal – muito pelo esforço da vereadora Alessandra Belluci e por outros protetores – o Pet Park Castelinho possa impulsionar e incentivar a comunidade e poder público a ampliar estes espaços. “O Parcão também é um sonho que vamos retomar. Desde 2020 estamos indicando ao executivo para que uma área no Bongue seja considerada”, disse. Ele apontou ainda a importância destes espaços como integração social e modelos positivos de ocupação de áreas públicas que a prefeitura, por orçamento apertado, não consegue manter. “A obrigação é publica, mas a parceria com a sociedade é positiva”, finalizou.

SERVIÇO – As boas regras de convivência serão necessárias para que o projeto tenha êxito, segundo Bassa. Por isso, com orientação de profissionais, foram estabelecidas algumas regras para que os pets e seus tutores possam vivenciar experiências positivas de lazer.

O horário de funcionamento das 6 às 21 horas, de segunda a segunda e placas indicativas vão orientar os frequentadores. Entre elas sobre o asseio e cuidado com a área, solicitando aos tutores que recolham os dejetos dos seus animais. “Vale lembrar que a área e de uso coletivo e o espaço Pet Park fica bem no coração da área e manter os espaços de caminhada livres da fezes dos animais será importante para garantir da boa convivência entre os pets e demais frequentadores”.

Dentro do espaço pet será proibida a entrada de qualquer tipo de alimento, tanto para animais quanto para seus donos, assim como não será possível deixar os animais sozinhos dentro do espaço. Os proprietários também não poderão trazer cães que estejam em tratamento ou doente ou ainda fêmeas no cio. Poderão frequentar animais acima dos seis meses de idade, devendo estar fermifugados, vacinados e com controle de pulgas e carrapatos em dia. Cães das raças rottweiler, dobermann, pitbull, bull terrier e mastim napolitano somente poderão entrar nos espaços com acompanhamento maior de 18 anos e com focinheiras, conforme a lei estadual 11.531/2003.

PROGRAMAÇÃO – O Pet Park Castelinho será entregue oficialmente à sociedade neste fim de semana com uma extensa programação. No sábado (03), às 8 horas, acontece a abertura com feira de doação, food trucks, distribuição de brindes dos patrocinadores, com presença dos cães do canil da Guarda Municipal.

No domingo, além dos foods trucks do projeto Empreenda Pira, aconteces shows a partir das 14 horas com Jean Carlos e Alex e Prima Véia. Os apoiadores do projeto são Nosso Aço, Jovem Pan Fm 103,1 Piracicaba, Popin Moovie, Hospital Veterinário Dr. Jacob, AM Moda Feminina, Empório J.R. Marinho Agropecuária e Auten Incorporadora.

Publicidade