Fotos: @mauramello.fotografia
A procura por projetos residenciais com ambientes integrados está cada vez maior, pois além de trazer funcionalidade e dinamismo, o conceito aberto, como é conhecido, passa uma sensação de amplitude – o que é ideal para espaços menores. A sala de jantar, por exemplo, é um cômodo que se destaca nesse estilo de projeto, em propostas que integram e convidam seus moradores a receber seus amigos e familiares.
Porém, ao optar por um ambiente integrado, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como a escolha de móveis que conversem entre si e das cores que serão escolhidas para a composição.
Quando pensamos em ambientes integrados, precisamos de um olhar cuidadoso e de uma atenção especial quanto aos tons que serão utilizados. Além de refletir a sensação que o morador deseja transmitir em determinado espaço, as tonalidades precisam apresentar harmonia, já que a área não contará com a divisão de portas e paredes”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing, Cor e Conteúdo na Suvinil.
Em cômodos pequenos, por exemplo, uma dica da Suvinil é utilizar tons claros nas paredes, pisos, móveis e elementos de decoração – de preferência, as mesmas cores. Com essa técnica, é possível criar uma sensação de continuidade e amplitude. Para ajudar com ideias, a marca relaciona abaixo algumas dicas e inspirações de projetos com diferentes estilos. Confira!
Neste projeto, que conta com três ambientes integrados, a escolha foi por móveis em tons claros, dando destaque apenas às cadeiras azuis que compõem a mesa de jantar, além do teto, que recebeu a cor Árvore dos Sonhos. Esse tom de rosa, por ser mais claro, contribui para uma iluminação mais eficiente e colabora com a sensação de amplitude. Combinado com o Espuma Gelada, trouxe mais harmonia ao espaço.
Para essa sala de jantar, que é integrada com o living e com o corredor que leva para os outros cômodos do apartamento, a solução foi utilizar um tapete para setorizar a área e deixá-la mais intimista. A pintura geométrica nas cores Terra Roxa, um tom terroso, e Cashmere, um verde mais claro, trouxe luz ao ambiente. Com o teto e uma maior parte da parede pintados de branco, foi possível apostar em detalhes coloridos, como as cadeiras que ocupam as extremidades da mesa.