Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Famílias Acolhedoras está com inscrições abertas em Piracicaba

Famílias Acolhedoras - Inscrições Abertas

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAFA) iniciou nesta semana a inscrição para o processo de cadastro, seleção e capacitação de novas famílias com interesse em realizar o acolhimento familiar de crianças e adolescentes em Piracicaba. A iniciativa, que se estenderá até o final de setembro, envolve a divulgação do serviço nas redes sociais e na imprensa, assim como contato direto com organizações da sociedade civil que possam contribuir.

O acolhimento familiar se destina a crianças e adolescentes que precisam ser afastadas de suas famílias de origem, sendo uma alternativa ao acolhimento institucional, feito em abrigos e casas lares. A medida atende às diretrizes apontadas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e à Constituição Federal, sobretudo em seu artigo 227, que enfatiza a garantia das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária com “absoluta prioridade”.

Nessa modalidade de acolhimento, a criança e/ou adolescente é cuidado temporariamente por uma família acolhedora cadastrada no Serviço, tendo todas as suas demandas atendidas de forma singular.

As famílias acolhedoras assumem a guarda provisória da criança/adolescente, ficando responsáveis pelo seu cuidado até o retorno à sua família de origem; extensa ou, quando isso não for possível, o encaminhamento para uma família substituta (adoção).

Em Piracicaba, o serviço de acolhimento familiar é executado pela PASCA, em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). É responsabilidade do SAFA cadastrar, selecionar e capacitar as famílias acolhedoras, assim como acompanhar todo o processo de cuidado e proteção dos direitos da criança e ou adolescente nesse período.

Requisitos

Entre os requisitos para ser uma família acolhedora estão: residir no município de Piracicaba; não estar inscrita como pretendente à adoção, nem no cadastro nacional ou lista de pretendentes do município, e não possuir antecedentes criminais, dependência de substância psicoativas ou comprometimento psiquiátrico.

Podem se candidatar famílias integradas por pessoas maiores de 25 anos, sem restrições de gênero, estado civil e configuração familiar, sendo necessário comprovar, mediante termo específico, a concordância de todos os membros do núcleo familiar com o acolhimento.

A família também deve ter capacidade de zelar pela integridade e proteção da criança/adolescente acolhido, possuir disponibilidade para realizar os cuidados da criança/adolescente e participar da capacitação, reciclagem contínua e atividades e demandas propostas pela equipe do SAFA. Além disso, é importante haver disponibilidade interna para viver com processos de despedidas e cuidados provisórios.

Inscrições

As famílias interessadas em participar do Programa, ou mesmo conhecer mais e saber se possuem perfil adequado para esse tipo de ação, podem fazer contate através do telefone/Whatsapp (19) 98953-0237, telefone (19) 3411-2000 ou pelo e-mail: familiaacolhedora@pasca.org.br

Publicidade