Foto: Justino Lucente
Cerca de 14 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais da Saudade, da Vila Rezende, Ibitiruna e o Cemitério Parque da Ressurreição neste fim de semana. Os cemitérios estão abertos neste fim de semana em razão do Dia dos Pais. Saudade e Vila Rezende ficam abertos das 6h30 às 18h, Ibitiruna das 7h às 17h e o Parque da Ressurreição das 6h às 18h.
Nos cemitérios municipais, a expectativa é de receber, aproximadamente,12 mil pessoas nesses dois dias. No Parque da Ressureição são esperadas duas mil pessoas.
Para facilitar a visitação, a Sedema executou obras de capinação e limpeza nos cemitérios da Vila Rezende e da Saudade; os serviços foram concluídos nesta semana. Ao público, está liberada a limpeza dos túmulos, mas vedadas reformas e pinturas. Vale ressaltar que os portões laterais do Cemitério da Saudade serão abertos para melhorar o acesso dos visitantes.
A Guarda Civil oferecerá apoio nos cemitérios da Saudade e Vila Rezende, que contarão com uma viatura que ficará estacionada no local ao longo do horário de funcionamento de ambos. Além disso, o Pelotão Ambiental realizará fiscalização de ambulantes nos dois cemitérios, já que o comércio de flores está autorizado.
Em relação ao transporte público, as linhas 123 (Vila Fátima), 222 (Jardim Oriente), 225 (Água Branca), 240 (Cecap) e 1.100 (Perimetral) vão operar com horários especiais, que podem ser conferidos no site da Semuttran: http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/.
Parque da Ressureição
No Cemitério Parque da Ressurreição haverá uma programação especial. As atividades em homenagem aos pais incluem celebrações de missas, apresentações musicais e dinâmicas para adultos e crianças.
Segundo o padre Marcelo Sales, administrador do Parque da Ressurreição, as missas serão realizadas em dois horários no domingo: às 7 horas e às 8h30, na Capela da Ressurreição, que fica dentro do campo-santo. Em seguida, das 9h30 às 10h30, ocorre a apresentação da cantata “Saudades do Meu Pai”, com Janu e Grupo Adonai. Já no período da tarde, a cantata “Meu Pai, Meu Eterno Amigo”, com João Paulo Ramim, Erik Vicente e Felipe Porsebon, será apresentada das 13 às 14 horas.
A dinâmica com tema “Ser Pai Vai Muito Além Desse Dia”, proposta pela Acembra (Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) e Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), pretende envolver adultos e crianças para que possam demonstrar afeto e carinho.
Os adultos serão convidados a expressar seus sentimentos por meio da poesia, escrevendo um verso, uma frase ou apenas uma só palavra de recordação do pai, avô ou amigo. Depois, os visitantes poderão deixar a mensagem nos jazigos dos entes queridos.
Já a criança poderá pintar um chaveiro com as cores do time favorito do seu pai para depois presenteá-lo.